quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Gianecchini: células da medula vão reiniciar organismo

Gianecchini: células da medula vão reiniciar organismo
Após ciclo agressivo de quimio, tratamento vai reinicializar medula óssea e organismo



O transplante de células-tronco que o ator Reynaldo Gianecchini fará é uma forma de "reinicializar" a medula óssea e o organismo após um ciclo agressivo de quimioterapia. A superdosagem da quimio é eficaz no combate ao câncer. Porém, ela mata tanto células cancerosas quanto saudáveis. O ator está em tratamento contra um câncer linfático.

"A medula não se recupera disso. O transplante serve como um truque para que essa quimio possa ser feita", diz Carlos Chiattone, professor de hematologia e oncologia da Santa Casa de São Paulo.

As células-tronco fazem uma espécie de "backup" da medula óssea. Após a superquimioterapia, elas são injetadas na corrente sanguínea. Hoje, a maior parte dos transplantes é feita com células-tronco dos próprios pacientes - o transplante autólogo. No jeito mais comum, o paciente toma uma medicação para fazer com que as células-tronco da medula passem para o sangue.

A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.