segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Fotos íntimas na web: aprenda que suas imagens sejam divulgadas


Saiba como não ter fotos íntimas divulgadas na internet
Será que o brasileiro sabe como se prevenir desse tipo de invasão nos celulares?


Esta semana não se falou em outra coisa na internet : a atriz americana Scarlett Johansson teve fotos - digamos - íntimas roubadas, diretamente do celular dela.

Você sabe como se proteger desse tipo de invasão cibernética? 

Os jornais do mundo inteiro publicaram e a internet foi inundada essa semana por duas fotos de Scarlett Johansson sem roupa. A atriz americana é uma das mulheres mais desejadas do mundo. As fotografias foram tiradas por ela mesma com um telefone celular.


O FBI, a Polícia Federal dos Estados Unidos, investiga como as imagens de Scarlett Johansson acabaram na rede. A suspeita é de que hackers, piratas da internet, tenham acessado o telefone da atriz e tenham roubado as imagens dela pelada.

Será que o brasileiro sabe como se prevenir desse tipo de invasão nos celulares? Hoje, existem mais telefones móveis do que habitantes no Brasil, muitos deles com capacidade de tirar fotos, gravar vídeos e entrar na internet.

O Fantástico foi descobrir como é possível evitar que dados, senhas e arquivos sejam acessados sem autorização.

“Eu estou falando com a minha noiva, porque eu moro em Santos e trabalho embarcado em Macaé. Então torpedo direto, direto, direto”, conta o almoxarife naval Eduardo Resende. “Ele é um usuário sofisticado que precisa de um pouco mais de cuidado”, conta Fernando Nry, especialista em segurança de dados.

Levamos um especialista em segurança da informação para analisar como as pessoas usam o celular em um lugar público. “No aeroporto é comum. Tem um monte de bisbilhoteiro, principalmente quando o vôo atrasa, então é um momento crítico em termos de acesso”, diz Fernando Nery.

“Não uso senha. Por que eu não acho prático. toda hora que for usar tem que colocar senha... Eu deixo livre”, afirma Erilúcio Fábio, supervisor de vendas.

Veja algumas dicas para evitar que suas informações sejam roubadas: 

Os acessos a internet e ao Bluetooth, a tecnologia de conexão sem fios entre aparelhos, devem ser desligados quando não estiverem sendo usados.

“Inclusive porque ele economiza bateria, também. Os recursos que você não utiliza você deve deixar desligados”, explica Fernando.

Use e altere a senha periodicamente.

“Ela não pode ser tão fácil que qualquer um descubra. Normalmente o celular tem uma senha 000 ou 999. E não pode ser tão difícil que até você esqueça”, diz Fernando.

E o cuidado mais importante com o seu celular: não guarde informações como senhas de cartões, dados bancários e fotos que você não quer ver divulgadas.

“A maior parte dos celulares têm um nível de segurança satisfatório. O que é importante é cada um conhecer o seu equipamento”, explica Fernando.

Do site do Fantástico
Acompanhe o Fantástico pelo Twitter e pelo Facebook!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.