quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Anticoncepcional interfere na memória das mulheres

 A pílula muda o modo como ela se lembra da informação; detalhes são esquecidos



A pílula contraceptiva pode interferir na memória das mulheres. Pelo menos é o que sugere uma pesquisa da Universidade da Califórnia. Isso porque ao alterar o equilíbrio de hormônios na mulher, a pílula muda o modo como ela se lembra de informação, diz o estudo. Aquelas que tomam o medicamento são menos propensas a se lembrar de detalhes de um evento, mas instantaneamente retém todo o impacto emocional.

A pílula funciona através da redução de estrogênio e progesterona para evitar a gravidez. Esses produtos químicos têm sido relacionados com a capacidade das mulheres para se lembrar de eventos logicamente, de acordo com Larry Cahill, um neurobiólogo que trabalhou no estudo. Isto levanta questões sobre a forma como a pílula poderia afetar o desempenho no trabalho.

A pílula não danifica a memória, isso significa que os eventos são lembrados de uma forma diferente. Especialistas da Universidade da Califórnia, em Irvine, examinou como as mulheres que tomam a pílula se lembraram de um acidente de carro em comparação com aquelas que não tomam.

Aquelas que utilizavam a pílula lembraram-se de forma mais vaga o evento traumático - que um menino estava envolvido no acidente. Aquelas que não usaram a pílula deram mais detalhes.

A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.