sábado, 20 de agosto de 2011

Helicóptero desaparece no oceano


Helicóptero desaparece no oceano
Aeronave, onde estavam 2 tripulantes e 2 passageiros, teria feito pouso no oceano

Helicóptero modelo H-34.
 A Força Aérea Brasileira (FAB) informou, na noite de ontem, que o helicóptero que prestava serviço para Petrobras, e que deveria ter pousado no Aeroporto de Macaé, na Região Norte Fluminense, fez um pouso forçado no Oceano Atlântico, a cerca de 100km do litoral do fluminense.

A aeronave transportava os passageiros Ricardo Leal de Oliveira, auxiliar técnico de planejamento da empresa Engevix, e João Carlos Pereira da Silva, técnico de inspeção da empresa Brasitest; além do piloto Rommel Oliveira Garcia e do copiloto, cujo nome não foi liberado, por enquanto, a pedido da família. .

A Aeronáutica informou, por volta das 17h de ontem, que o helicóptero fez o pouso forçado no mar, após decolar da plataforma P-65 da Petrobras, com direção a Macaé, Rio de Janeiro. O piloto chegou a declarar emergência à torre de controle do aeroporto.

Desde a noite de ontem, as buscas são coordenadas pela FAB. Eles usam um avião P-95 Bandeirante Patrulha e um helicóptero H-34 Super Puma. Já a Marinha atua com um navio patrulha Guajar e um helicóptero.

A Petrobras informou que, assim que o helicóptero não chegou ao aeroporto, acionou o Plano de Emergência da Bacia de Campos. Segundo a Petrobras, a aeronave pertence a Senior Táxi Aéreo, que presta serviço à estatal. A Senior informou que está investigando o caso. [A Gazeta]




Buscas a helicóptero que desapareceu são retomadas no Rio
20 de agosto de 2011 • 07h45

Foram retomadas na manhã deste sábado as buscas pelo helicóptero a serviço da Petrobras que desapareceu com quatro pessoas a bordo na Bacia de Campos, ao largo da costa do Rio de Janeiro, no final da tarde de ontem. Os trabalhos, realizados pela companhia, a Marinha e a Força Aérea Brasileira (FAB), conta com o apoio de duas aeronaves e 16 embarcações.

O pouso forçado foi realizado em alto-mar, a cerca de 100 km do litoral. A aeronave seguia de uma plataforma de petróleo em direção à terra firme (Macaé). Antes do sumiço, o piloto detectou problemas e solicitou autorização para fazer um pouso de emergência, segundo informações da FAB.

O desaparecimento foi declarado às 17h15, instantes após o comunicado do piloto à torre de Macaé. Após a solicitação de emergência, como não havia comunicação e a aeronave não chegou ao destino, o Plano de Emergência da Bacia de Campos foi acionado. Homens e embarcações de buscas da Petrobras seguiram para o local. Além disso, um navio patrulha e um helicóptero da Marinha também foram enviados.

Na madrugada deste sábado, a Petrobras divulgou o nome de três dos quatro ocupantes do helicóptero (o nome do co-piloto não foi divulgado a pedido da família): o piloto Rommel Oliveira Garcia e os passageiros Ricardo Leal de Oliveira, auxiliar técnico de planejamento da empresa Engevix, e João Carlos Pereira da Silva, técnico de inspeção da empresa Brasitest.

Diariamente são feito diversos voos entre as bases da Petrobras e as plataformas no litoral brasileiro. Com a descoberta do pré-sal, a empresa deve aumentar sua frota de aeronaves e transportar mais empregados até as unidades produtoras que devem ficar ancoradas a uma distância superior a 300 km da costa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.