quarta-feira, 13 de julho de 2011

Queda de avião no Recife: representante diz ter desistido de voo após saber de manutenção

Representante diz ter desistido de voo após saber de manutenção

Técnicos da Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes (PE) concluíram às 12h50 desta quarta-feira a retirada dos 16 corpos
Foto: Matheus Britto/Futura Press

O representante comercial Plínio Cezar Viegas, 59 anos, recebeu mais de 80 telefonemas logo depois que um avião L-410 da Noar Linhas Aéreas caiu em um terreno baldio próximo à praia de Boa Viagem, no Recife, na manhã desta quarta-feira, e causou 16 mortes. Por sorte ou precaução, ele desistiu de viajar e escapou da morte. Seus amigos e familiares, porém, ficaram angustiados quando souberam do acidente. "A companhia me ligou, disse que a aeronave estava em manutenção e o voo foi adiado. Era para eu viajar ontem, mas por causa disso o avião saiu hoje e eu desisti. Pensei que poderia haver algum problema e por isso troquei de companhia", disse ele.

A aeronave PR-NOB caiu quatro minutos depois de decolar no Recife em direção a Natal e Mossoró (RN). Segundo a companhia, o avião passou por manutenção no fim de semana, ficou três dias parado e realizou a troca de algumas peças. "Como viajo muito, acabo conhecendo bastante gente. Logo que aconteceu o acidente, todo mundo começou a me ligar, mas graças a Deus eu não estava lá. Sinto muito pelas famílias dos que morreram", afirmou Viegas.

Depois do susto, o representante comercial disse que não viajará mais em aviões de pequeno porte. "Eu tenho família e não posso brincar com isso. Os aviões grandes oferecem mais segurança. Mas, de qualquer forma, acho que não era a minha hora. Meu sentimento depois dessa tragédia é que a nossa vida só pertence a Deus", acredita ele.

Diretor defende empresa
O diretor para assuntos corporativos e comerciais da Noar, Giovanne Faria, garantiu que a manutenção na aeronave foi realizada com a participação de representantes da GE, fabricante do motor, e gerenciada pelo fabricante do avião de origem Tcheca. Questionado sobre a segurança, ele lembrou que se trata de um aparelho atestado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pela agência de aviação europeia.

Faria rebateu as declarações do empresário Jairo Gonçalves, irmão do copiloto Roberto Gonçalves, de que havia relatos de perda de potência durante a decolagem do avião. A ausência de relatos foi repetida pelo comandante Marco Sendin, diretor de operações da Noar e instrutor dos pilotos. "As aeronaves são seguras e por mais de uma vez viajei com minha família e meus netos rumo a Natal", disse Sendin.

Os voos da companhia foram suspensos hoje como forma de direcionar todos os funcionários e esforços da empresa para duas missões: atender e confortar os familiares e gerir a crise. A companhia volta a operar na quinta-feira, depois de redefinir sua malha viária. A Noar possuía dois L-410, com capacidade para 19 passageiros e dois tripulantes.

Dilma lamenta mortes
A presidente Dilma Rousseff (PT) divulgou uma nota nesta quarta-feira lamentando o acidente aéreo. "Foi com tristeza que recebi a notícia. Quero transmitir minha solidariedade aos familiares e amigos dos passageiros e tripulantes neste momento de dor", afirmou a presidente.

O Comando da Aeronáutica informou também por meio de uma nota que a equipe de investigação do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 2) localizou e retirou os gravadores (caixas-pretas) de dados e de voz da aeronave PR-NOB.

A leitura dos dados será realizada no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), desde que os equipamentos não tenham sofrido danos que impossibilitem o trabalho. Os motores da aeronave, também retirados, serão encaminhados para o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), para análise.

A empresa começou a operar em junho de 2010 e se especializou em pequenos percursos a preços reduzidos. As linhas da Noar ligam capitais e cidades nordestinas, como Recife, Maceió, Aracaju, João Pessoa, Natal, Caruaru e Mossoró.

Veja no mapa abaixo o local do acidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.