terça-feira, 12 de julho de 2011

Mulheres podem ter alergia a homem, ou melhor, ao sêmen dele

Mulheres podem ser alérgicas ao parceiro; saiba mais

O caso é raro, mas acontece. Algumas mulheres, apesar de apaixonadas, apresentam alergia ao parceiro, ou melhor, ao sêmen dele , trazendo muito desconforto para a vida sexual e podendo até mesmo ser uma das causas de infertilidade do casal.

"A vagina é revestida de mucosa e às vezes há uma reação cruzada com as substâncias que compõem o esperma, como proteínas, que levam à reação alérgica. Mas é algo raro e que atinge cerca de 3 a 5% da população feminina apenas", contou Poliani Prizmic, ginecologista e obstetra da clínica Dr. José Bento, na capital paulista.

Alfonso Massaguer, ginecologista da Clínica Engravida de São Paulo (SP), contou que a alergia pode tanto acontecer apenas com um homem como com todos os parceiros que a mulher tiver ao longo da vida. "Às vezes algum medicamento ingerido pelo homem pode passar para o sêmen e para a saliva desencadeando a alergia na mulher", destacou o médico.

Os principais sintomas da alergia são coceira ou ardor após as relações sexuais, corrimento e a vagina pode ficar inchada e muito vermelha. "A dificuldade para engravidar também pode ser um indício, pois o organismo da mulher encara o espermatozoide como um corpo estranho e o mata", explicou Poliani.

"Há por volta de 10 a 15% dos casos de infertilidade que não possuem causa definida, sendo a alergia uma das várias possibilidades. Sabemos que o sistema imunológico feminino é muito importante no processo de gravidez e implantação do embrião, porém é um campo da medicina no qual estamos sempre descobrindo algo novo e os tratamentos para estas supostas alterações ainda não estão em grande parte validados", disse Massaguer.

Descobertas e tratamentos
Poliani contou que o diagnóstico de alergia ao sêmen do parceiro é muito difícil de ser realizado e há muita discussão no meio médico em relação a ele. "Realizamos diversos exames antes de constatar que o esperma é o problema e muitas vezes o resultado é contestável", afirmou.

O uso da camisinha é o método mais eficaz de evitar a alergia e seus transtornos. "Ela ainda protege contra DSTs e outras doenças que também podem ser transmitidas pelo sexo oral. Por isso ela deve ser sempre usada, inclusive nessa prática", frisou a ginecologista da Clínica José Bento.

Mas e quem quer ter filhos?
A alergia ao parceiro não é algo sério, embora ambos os médicos tenham citado que há casos raríssimos na literatura médica sobre choques anafiláticos em mulheres hipersensíveis. Todavia, é algo que merece atenção e que pode ser acompanhado pelo ginecologista.

Se houver o diagnóstico de alergia ao sêmen também não é necessário entrar em abstinência ou acreditar que não poderá ter filhos. "Para esses casos, é possível preparar uma vacina com esperma diluído e aplicar na mulher semanalmente em forma de injeção. Após três meses, o casal pode voltar a manter relações sem o uso do preservativo para tentar uma fertilização natural. Caso ela não aconteça, a inseminação artificial é uma alternativa", contou Poliani.

Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.