sexta-feira, 22 de julho de 2011

Bomba faz 87 mortos na Noruega; atirador atinge comício

A explosão provocada por uma bomba que atingiu prédios do governo da Noruega, em Oslo, nesta sexta-feira (22), matou ao menos sete pessoas e deixou duas feridas gravemente, segundo a polícia. Balanço anterior falava em dois mortos.
Vítima fica ensanguentada após explosão em prédio do governo da Noruega

Explosão atingiu escritório do primeiro-ministro
e deixou vários feridos em Oslo


Uma bomba explodiu na sexta-feira em meio a prédios do governo em Oslo, e um homem com farda policial em seguida abriu fogo em um acampamento juvenil numa ilha próxima, em incidentes que deixaram 87 mortos. Inicialmente, falava-se em 17.

Foi o pior atentado na Europa Ocidental desde as explosões de 2005 nos transportes públicos de Londres.

A bomba que explodiu na metade da tarde (final da manhã no Brasil) deixou sete mortos e espalhou vidro, reboco e metal retorcido pelas ruas.

Logo depois, um homem fez disparos num acampamento juvenil do partido governista na ilha de Utoeya, a noroeste de Oslo. A polícia disse que pelo menos 80 pessoas morreram ao tentar fugir dos tiros na pequena ilha arborizada, que foi desocupada, e onde a polícia encontrou explosivos por detonar.

"Vi os jovens correndo, se atirando na água", relatou Kristine Melby, que vive em frente à ilha, à TV Al Jazeera. "Ouvimos pessoas gritando."

Atentado a bomba atinge prédios do governo na capital da Noruega

O atirador, um cidadão norueguês de 32 anos, foi preso. Segundo uma emissora de TV norueguesa o homem tem ligações com a extrema direita. O duplo atentado tem algumas características da Al Qaeda, mas analistas sugerem também que militantes de ultradireita podem ser os responsáveis.

"Tenho uma mensagem a quem nos atacou e aos que estão por trás disso", afirmou o premiê, Jens Stoltenberg, numa entrevista coletiva transmitida pela TV. "Nenhuma bomba irá nos silenciar, ninguém vai nos silenciar a tiros."

A explosão que sacudiu o centro de Oslo por volta de 15h30 (10h30 em Brasília) estilhaçou vidros na sede do governo e causou danos também nos ministérios das Finanças e do Petróleo. "As pessoas corriam em pânico", disse a transeunte Kjersti Vedun.

Enquanto a polícia aconselhava as pessoas a deixarem o centro da cidade, aparentemente temendo novos ataques, Stoltenberg dizia ao canal 2 da TV local que a situação era "muito séria". Ele afirmou que a polícia o orientou a não revelar o local de onde estava falando.

"Trata-se de um ataque terrorista. É o fato mais violento a atingir a Noruega desde a Segunda Guerra Mundial", disse o deputado Geir Bekkevold, do Partido Popular Cristão (oposição).

Uma testemunha da Reuters viu soldados assumindo posições em Oslo logo depois da explosão.

No ataque na ilha, o atirador - descrito por um policial como sendo alto e loiro - teria, segundo a imprensa local, se aproveitado da confusão causada pelo atentado a bomba. A ilha atacada recebia um acampamento da juventude do Partido Trabalhista, de Stoltenberg.

"Houve muitos disparos (...). Nós nos escondemos sob uma cama. Foi muito aterrorizante", disse uma jovem no local à TV britânica Sky.

Jakub Godzimirski, pesquisador do instituto de ciências políticas Nupi, disse suspeitar mais de um grupo de ultradireita do que de fundamentalistas islâmicos como autores dos atentados. Grupos direitistas têm crescido na Noruega, aproveitando o debate em torno da imigração.

"Seria muito estranho que militantes islâmicos tivessem um ângulo político local. O ataque contra a reunião da juventude trabalhista sugere outra coisa. Se militantes islâmicos quisessem atacar, teriam colocado uma bomba em um shopping center próximo, e não (atacado a tiros) uma ilha remota."

Sveining Sponheim, subchefe da polícia de Oslo, disse a jornalistas que o atirador de Utoeya se disfarçou de policial, com uma farda azul, mas que nunca foi de fato agente da polícia.

Ele disse que a polícia acredita que o homem pode ter tido envolvimento tanto na explosão da bomba quanto nos disparos.

A Noruega, país integrante da Otan, já havia sofrido ameaças de militantes islâmicos devido ao seu envolvimento nos conflitos do Afeganistão e da Líbia.

O atentado ocorre pouco mais de um ano depois de três homens serem presos sob suspeita de terem ligação com a Al Qaeda e planejarem ataques a alvos na Noruega. Países vizinhos também têm sofrido alertas de segurança - em dezembro, um homem morreu em Estocolmo, capital da Suécia, ao tentar explodir uma bomba; em 2005, a Dinamarca recebeu repetidas ameaças por causa da caricaturas publicadas num jornal local que ironizavam o profeta Maomé.

Em Oslo, o prédio de uma editora que recentemente lançou uma tradução de um livro dinamarquês sobre a polêmica dos cartuns também foi afetado, mas aparentemente não era o alvo principal.

O bairro atacado em Oslo é o coração do poder na Noruega. Mas a segurança ali não costuma ser rigorosa, já que o país não está habituado à violência, e é mais conhecido por conceder o Prêmio Nobel da Paz e por mediar conflitos, inclusive no Oriente Médio e no Sri Lanka.

Um jornalista da Reuters relatou que as ruas estavam bastante tranquilas na hora do atentado - por estar no auge do verão, e principalmente numa sexta-feira, muitos moradores de Oslo estão de férias ou saíram da cidade para o fim de semana.

(Reportagem adicional de Gwladys Fouche, Victoria Klesty, Henrik Stoelen e Ole Petter Skonnord em Oslo, William Maclean em Londres e Patrick Lannin em Estocolmo)

Imagem da TV local mostra a região após a explosão nesta sexta-feira (22) em Oslo, capital da Noruega (Foto: AP)

Imagem da TV local mostra a região após a explosão nesta sexta-feira (22) em Oslo, capital da Noruega (Foto: AP)


Autoria

Jornal divulga nome e imagem de suposto atirador da Noruega



O jornal britânico "Daily Mail" divulgou nesta sexta-feira imagens que seriam do responsável pelo ataque ao acampamento de verão de jovens no Partido Trabalhista, na ilha de Utoeya, ao noroeste de Oslo. De acordo com a publicação e com a rede de TV Sky News, o homem se chamaria Anders Behring Breivik e seria de extrema direita.



Na página no Facebook que sites noruegueses atribuem a Breivik, ele se classifica como "conservador e cristão".

A polícia já estaria fazendo buscas no apartamento do suspeito, que tem 32 anos.
O ministro da Justiça afirmou mais cedo em coletiva de imprensa que o homem detido após o duplo ataque é norueguês, e descartou ligação com o terrorismo internacional.

Na página no Twitter que seria de Breivik, aparece o post com data do último dia 17: "Uma pessoa com uma crença é igual à força de 100 mil que têm apenas interesses".



AMEAÇAS
A Noruega, país-membro da Otan, já foi alvo de ameaças no passado, particularmente por seu envolvimento nos conflitos no Afeganistão e na Líbia.

O ataque desta sexta ocorreu pouco mais de um ano depois que três homens foram detidos sob suspeita de ter ligações com a Al Qaeda e de planejarem ataques na Noruega.

"Explodiu. Deve ter sido uma bomba. Pessoas em pânico saíram correndo. Eu contei ao menos 10 pessoas feridas", disse Kjersti Vedun, que estava deixando o prédio alvo da explosão em Oslo.

Um jornalista da Reuters disse que a explosão deixou destroços pelas ruas e abalou o centro da cidade aproximadamente às 15h30 (10h30, horário de Brasília). Segundo o correspondente da Reuters, as ruas estavam relativamente silenciosas na tarde de verão desta sexta, quando muitos moradores de Oslo tiram férias ou viajam durante o final de semana.

"Isso foi um ataque terrorista. É o ataque mais violento a atingir a Noruega desde a Segunda Guerra Mundial", disse Geir Bekkevold, um parlamentar da oposição, do Partido do Povo Cristão.

Ameaças de violência têm chegado aos países nórdicos. Ataques a bomba ocorreram na capital sueca de Estocolmo em dezembro passado e o agressor foi morto.

A Dinamarca recebeu diversas ameaças depois que um jornal publicou charges do profeta Maomé no final de 2005, enfurecendo muçulmanos pelo mundo.

A Noruega já foi ameaçada por líderes da Al Qaeda no passado por seu envolvimento no Afeganistão. Mas a violência política é rara no país, conhecido por patrocinar o Prêmio Nobel da Paz e mediar conflitos internacionais, como no Oriente Médio e no Sri Lanka.

A Noruega também tem participado dos bombardeios da Otan contra a Líbia, onde Muammar Gaddafi já ameaçou retaliar os ataques contra a Europa.

Stoltenberg: ataques são a "pior tragédia desde a Segunda Guerra Mundial"

Berlim, 23 jul (EFE).- O primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, classificou neste sábado de a "pior tragédia desde a Segunda Guerra Mundial" o duplo atentado perpetrado ontem em Oslo e na vizinha ilha de Utoya, com um balanço de pelo menos 87 mortos.

Stoltenberg fez a declaração em um pronunciamento à população na manhã deste sábado, após a Polícia ter indicado que 80 pessoas morreram na ilha, onde centenas de jovens participavam de um acampamento da juventude social-democrata, o partido do primeiro-ministro.

"Foi um ataque ao paraíso da minha juventude, transformado agora em um inferno", acrescentou o político, que antes do atentado marcara uma visita à ilha hoje, lugar que visitou quando era jovem para participar de acampamentos.

O ataque na ilha ocorreu por volta das 10h30 de Brasília, duas horas depois do atentado com um carro-bomba no complexo governamental de Oslo, que deixou sete mortos e 15 feridos.

O ministro da Justiça, Knut Storberget, no pronunciamento junto a Stoltenberg, confirmou as informações divulgadas pela Polícia anteriormente, segundo as quais o suposto autor do massacre, detido após sua ação na ilha, é um norueguês de 32 anos com contatos com a extrema-direita.

Segundo a Polícia, o suspeito tinha "ideias hostis ao islã", como revelou um registro efetuado em sua casa, onde a Polícia encontrou várias mensagens postadas na internet com conteúdo ultradireitista e anti-islã.

O suspeito, detido após o massacre na ilha e identificado pela imprensa como Anders Behring Breivik, agiu sozinho, segundo as investigações policiais em curso.

Testemunhas relataram ao mesmo meio que o agressor entrou no acampamento juvenil
G1/ BBC / Reuters

Um comentário:

  1. vc tem toda razao quem gosta de cer racicista n tem vergonha na cara,e ainda ce acha o tal falando que faz isso ou aquilo.
    eu te admiro beijosss e continue assim!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.