sábado, 25 de junho de 2011

Turista francês caiu de bondinho nos Arcos da Lapa e morreu. Veja

Veja vão por onde turista francês caiu de bondinho nos Arcos da Lapa
Tela de proteção estaria em mau estado de conservação, diz delegado.
Jovem teria se desequilibrado ao tirar foto e caiu de altura de 15 metros.

Vão por onde turista francês caiu de bonde do alto dos Arcos da Lapa nesta sexta (24) (Foto: Montagem com fotos de Mônica Imbuzeiro/Agência O Globo e Henrique Porto/G1)

Ao cair do bonde de Santa Teresa do alto dos Arcos da Lapa, no Centro do Rio, o turista francês Charles Damien Pierson, de 24 anos, passou por um vão na tela de proteção do meio de transporte e despencou de uma altura de mais de 15 metros. Ele teria se desequibilibrado ao tentar tirar uma foto e morreu na hora, com o impacto da queda.

Mais cedo, o delegado adjunto da 5ª DP (Mem de Sá), Leonardo Salgado, que investiga o caso, já havia apontado a suspeita de mau estado de conservação da tela de segurança. "Existe ainda a questão da tela de proteção, que nos parece estar em mau estado de conservação", destacou sobre o alambrado que acompanha o trajeto do bonde sobre os Arcos da Lapa.

A polícia vai apurar como é feito o transporte de passageiros nos bondes de Santa Teresa, após o acidente na tarde desta sexta-feira (24). A informação é do delegado adjunto da 5ª DP (Mem de Sá), Leonardo Salgado, que investiga o caso.

"Todas as testemunhas que ouvimos dizem que é comum as pessoas andarem em pé no bondinho. Vamos apurar se isso é permitido de fato", afirmou o delegado Leonardo Salgado. "Se isso não proceder, se for proibido ficar viajar em pé no bonde, onde ele estava, queremos saber por que não há fiscalização", completou.
"Vamos apurar as responsabilidades. E, dependendo do rumo das investigações, o caso pode evoluir para homicídio culposo", afirmou o delegado.

'Limite permitido'
Em nota, a Secretaria estadual de Transportes confirma que o turista francês morreu ao cair do bonde, de uma altura de 15 metros, e que "o bonde deixou a estação Carioca com 40 pessoas embarcadas, limite máximo permitido, e sem passageiros no estribo."

Ainda de acordo com o delegado, três testemunhas prestaram depoimento, incluindo o condutor do bonde e a jovem alemã que acompanhava o turista francês no passeio. Segundo ela, o francês estava de férias no Rio com um grupo de amigos, e os dois estavam hospedados no mesmo albergue, em Copacabana, na Zona Sul da cidade.

Segundo os policiais, ela estava muito nervosa e chorava bastante durante o depoimento. Na saída da delegacia, a turista não quis falar com a imprensa.

O delegado afirmou ainda que, com a vítima, foram encontrados uma quantia em dinheiro, xerox do passaporte e um mapa da cidade do Rio de Janeiro.

A circulação dos bondes de Santa Teresa está interrompida desde o acidente, ocorrido por volta das 14h25 desta sexta-feira e ainda não há previsão de retorno do serviço, segundo a administração.

Professoras relatam imprudência
Duas professoras que estavam no bonde e testemunharam o acidente contaram que o turista teria sido imprudente ao ficar em um local inadequado para viajar. "Estou muito acostumada a andar de bonde, inclusive em pé. Há um lugar próprio para andar em pé no bonde e não é no estribo, onde o francês estava. Tentamos fazer com que ele saísse de lá, mas ele não quis", afirmou Ângela Marina Mendes, que é moradora de Santa Teresa.

Venine Lúcia Mendes também afirma que tentou alertar o francês sobre o perigo. "Me sinto segura andando em pé no bonde. Tentamos alertá-lo, mas ele não quis escutar, se negou a sair do local proibido onde estava", completou a outra professora.

Angela Marina acrescentou ainda que no momento em que o francês caiu, ele estava virado para o lado de dentro do bonde, tentando tirar uma foto de uma turista alemã que o acompanhava. "Me pareceu que o pé dele ficou preso em algum lugar e ele caiu de costas lá do alto", contou.

Roubado após a queda, dizem testemunhas
Segundo testemunhas, quando o turista já estava no chão, menores de rua teriam roubado a câmera fotográfica e outros pertences da vítima. A polícia, no entanto, não confirma a informação.

Já o músico Gabriel Ares, de 36 anos, que também estava no bondinho no momento do acidente, contou os momentos de pânico que os passageiros viveram. "A menina que estava com ele gritou algo em inglês e, quando vimos, o corpo dele já estava no chão. Quando perceberam que um passageiro tinha caído, pararam o bondinho. Ficamos lá no alto dos Arcos parados por uns 15 minutos. Tinha muita gente gritando, criança chorando", contou Gabriel.

"Na hora em que passamos pelos Arcos não me senti nem um pouco seguro. Nunca tinha andado de bonde e, sinceramente, não sei se voltarei a andar. Em pé, nem pensar", acrescentou o músico.

Mylène Neno
Do G1 RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.