segunda-feira, 2 de maio de 2011

Tricotilomania. Mania de arrancar cabelos é doença causada por ansiedade.

Mania de arrancar cabelos é doença causada por ansiedade, diz médico
'Tricotilomania' é classificada pela falta de controle de impulsos. Em casos extremos, a doença pode chegar a calvície total


foto: Adriana Justi/G1

Mania de arrancar fios de cabelos e pelos do corpo é doença chamada 'tricotilomania'
No caso de Silvana Nunes, de 28 anos, a mania de arrancar cabelos era constante. "Eu comecei a arrancar alguns fios enquanto assistia à televisão e na hora de dormir, que eram momentos em que eu ficava relaxada. Só me dei conta que precisava procurar um médico quando o meu namorado notou que isso estava virando rotina e eu estava ficando com falhas no cabelo", explicou.

Silvana disse também que ficou assustada quando foi consultar um psicólogo. "Ele me disse que o que eu tinha não era simplesmente uma mania e sim, uma doença. Eu fiquei desesperada porque ele me explicou que eu teria que fazer um tratamento de meses", explicou.

O caso de Silvana é característico da tricotilomania, um transtorno de falta de controle de impulsos. O hábito de arrancar fios de cabelo ou pelos do corpo é feito inconscientemente. Em alguns casos, a doença pode levar à calvície 'alopecia' (quando há falhas entre os cabelos). Em casos extremos, a doença pode chegar à calvície total.

O psicoterapeuta Mário Negrão contou ao G1 que o principal sintoma da tricotilomania é a ansiedade acompanhada de tensão. Para os 'tricotilômanos', essa sensação é aliviada quando um fio de cabelo ou pelo é arrancado inconscientemente, causando prazer.

"No Brasil, 47% dos casos de tricotilomania são diagnosticados em mulheres. A doença pode iniciar desde criança e normalmente atinge a fase adulta até os 29 anos", afirma Negrão.

"Os tricotilômanos procuram cabelos diferenciados para puxar, como os mais curtos ou mais grossos, por exemplo, que doem mais quando são arrancados, causando uma sensação maior de prazer. Há situações em que tudo começa quando a pessoa arranca um único fio da sobrancelha (de brincadeirinha) até a coisa ficar mais séria, quando ela arranca vários e de qualquer parte do corpo, principalmente da cabeça", explica.


A doença pode ser comparada a outros transtornos de controle de impulso, como a piromania (mania de colocar fogo nas coisas) e ao jogo patológico (mania incontrolável de apostar em jogos de azar).

Tricofagia

Negrão explicou também que a tricotilomania torna-se grave quando, além de arrancar os cabelos, a pessoa passa também a engolir os fios.

Essa ação é chamada de 'tricofagia' e, dependendo do caso, pode gerar um "tricobezoar" - quando é formado um 'bolo' de cabelo no estômago. A tricofagia pode se manifestar principalmente em crianças e causa enjoo e perda de peso. Nesse caso, é necessária uma cirurgia para retirar.

Tratamento

O primeiro passo para descobrir a tricotilomania é ir ao dermatologista. A doença só é diagnosticada depois do médico descartar três hipóteses - esquizofrenia, retardo mental e depressão associada a algum tipo de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

Depois do diagnóstico, o tratamento é feito por um médico terapeuta comportamental com medicamentos depressivos e ansiolíticos para os adultos e, no caso das crianças, com sessões de terapia. [G1]

"A pessoa que sofre de tricotilomania tem um nível alto de ansiedade e acaba puxando os próprios cabelos, ou mesmo cílios e sobrancelhas", explica a psicóloga Luciana Nunes. O ato de arrancar os cabelos gera prazer, gratificação e alívio e resulta num ciclo auto-alimentado por diminuir o nível de ansiedade. O paciente que sofre desse problema "repete o ato de puxar os cabelos, em vez buscar a causa da ansiedade. É um ato doloroso, mas com o qual ele tem sensação de prazer", diz Luciana Nunes.

A psicóloga diz que "a tricotilomania só é caracterizada como patologia se esse movimento começar a atrapalhar o cotidiano da pessoa. Mas é importante ressaltar que o ato de puxar os cabelos já caracteriza um aumento de tensão. Como a pessoa usa esse método para diminuição do estresse ou da ansiedade; já está caracterizado, portanto, que está passando por um momento difícil".

Para quem sofre de tricotilomania, o recomendado é procurar a ajuda de um profissional de psicologia. Mas Luciana Nunes também defende o uso de terapias alternativas como a yoga ou a prática de qualquer exercício físico. Não pode é cair no sedentarismo. A pessoa que caminha pelo menos meia hora, três vezes por semana, já não é considerada sedentária.[Terra]

4 comentários:

  1. eu tenho desde 12 anos tenho muita vergoinha da minha aparecia e muito doloroso ver as minha fotos atigas e ver aquele cabelo lin toda mulher

    ResponderExcluir
  2. eu tenho desde os doze anos ,dizem que se é curado com tratamentos ,anti depressivos etc... no meu caso eu nao precisei de nada disso ,a minha soluçao foi jesus o meu guia que a cada dia ele me dar forças para que eu possa vencer esse problema ,vai ate uma igreja universal com certeza a sua cura esta lá.

    ResponderExcluir
  3. eu tenho des dos 5 anos sofro muito com tudo isso nunca procurei ajuda ,quando criança minha mae chegou a me leva num dermatologista mais eu sempre dei um jeito de não ir quando o dermatologista me indicou um psicologo sempre tive muita vergonha mas ainda tenho esperança de que vou me cura disso .

    ResponderExcluir
  4. eu tenho essa doença e fico com muita vergonha quando as pessoas perguntam porque eu sou careca na frente do cabelo..

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.