domingo, 17 de abril de 2011

Roberto Carlos: Se você pretende saber quem ele é

Cantor começou carreira ao lado de Tim Maia na banda The Sputniks e já ganhou um Grammy
A Gazeta

No dia 19 de abril de 1941 nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, interior do Estado, o quarto filho de Seu Robertino e Dona Laura Braga. ?Zunga?, como foi apelidado Roberto Carlos ainda na infância, adorava descer de bicicleta a ladeira perto de sua casa, na Rua João de Deus. Gostava também de empinar pipa e jogar futebol.

Em meados dos anos 50, mudou-se para Niterói, no Rio.
Deixou os boleros para seguir a trilha do rock'n'roll
Acompanhado dos amigos, também costumava tomar banho no Rio Itapemirim, lugar onde aprendeu a pescar, ao lado do pai e dos irmãos. Como qualquer criança sonhadora, passava horas ouvindo rádio. Aprendeu violão e piano - inicialmente com sua mãe e depois no Conservatório Musical de Cachoeiro. Gostava de cinema e era frequentador assíduo das matinês de domingo.

O primeiro ídolo de Roberto foi o caubói Bob Nelson, cantor de country em português. Aos 9 anos, sua mãe o incentivou a cantar no rádio. E bi programa de Jair Teixeira, de Cachoeiro de Itapemirim, o rei se apresentou pela primeira vez.

Em meados dos anos 50, mudou-se para Niterói, no Rio. Deixou os boleros para seguir a trilha do rock?n?roll. Ao lado de Arlênio Lívio, Tim Maia, Edson Trindade, China e Wellington, montou, em 1957, a banda The Sputniks. Na década de 60, Roberto investiu na música jovem, no rock, e, em 1962, lançou "Splish Splash". No ano seguinte, esteve nas paradas de sucesso com o LP "É Proibido Fumar". Ao final dos anos 60, em 1969 dá um tom mais romântico as suas canções, com "As Curvas da Estrada de Santos", "Sua Estupidez" e "As Flores do Jardim da Nossa Casa".

Depois da Jovem Guarda, Roberto se consolida como intérprete romântico no Brasil e no exterior nos anos 70. Suas canções foram gravadas por artistas como Julio Iglesias e Ray Conniff. O artista atingiu o topo da parada latina da Billboard e ganhou o Grammy Latino de 1988.

A década de 90 não foi tão feliz, apesar de ser o campeão de vendas. Em 1999, a morte de sua esposa, Maria Rita, fez com que o cantor deixasse de apresentar o tradicional especial de final de ano na Rede Globo e não gravasse o disco anual.

Depois de um período de reclusão, Roberto Carlos retomou sua carreira com a turnê "Amor Sem Limite", em 2000. Em 2002, lançou o DVD "Acústico MTV", que logo seria retirado de circulação devido a problemas contratuais. Em 2004, reconheceu sofrer de transtorno obsessivo-compulsivo, que o levou a um comportamento excessivamente supersticioso e o fez abandonar do repertório canções famosas como: "Café da Manhã", "Outra Vez" e "Quero Que Vá Tudo Pro Inferno".

Em 2007, a Justiça deu ganho de causa a Roberto Carlos e a biografia não-autorizada "Roberto Carlos em Detalhes" foi retirada das lojas. Em 2010, exposições, shows e muitas homenagens marcaram os seus 50 anos. E, em 2011, o cantor virou tema da Beija-Flor de Nilópolis, que foi consagrada campeã. O show da próxima terça, quando ele completa 70 anos, promete muitas emoções e já sugere que será inesquecível para todos os capixabas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.