quinta-feira, 14 de abril de 2011

A esquizofrenia é uma doença genética, demonstra estudo

A esquizofrenia é uma doença genética, demonstra estudo


Londres, 14 abr (Prensa Latina) A esquizofrenia é uma doença genética, demonstram especialistas estadunidenses em um recente estudo baseado na reprogramação celular para compreender a biologia desta patologia, marcada por períodos de alucinações e paranoias.

Os autores, do Instituto Salk de Estudos Biológicos na Jolla, Califórnia, explicaram na mais recente edição de Nature que pela primeira vez converteram células da pele de pacientes esquizofrênicos em neurônios.

Esse processo, explicam em seu artigo, permitiu observar os problemas que existem na conexão neuronal dos afetados. Também revela que existem novos gens envolvidos nesta patologia psiquiátrica.

Em sua metodologia investigativa isolaram células da pele de quatro esquizofrênicos, mediante técnicas de reprogramação, para convertê-las em unidades pluripotenciais induzidas, quer dizer, capazes de transformar em qualquer célula do organismo. Depois as cultivaram e converteram-nas em neurônios, detalham os especialistas.

Esse mesmo processo repetiram-no em pessoas sadias e compararam os resultados de ambos os grupos. Os neurônios dos esquizofrênicos eram diferentes e as conexões entre si eram pobres, indicou Kristen Brennand, uma das autoras.

Dessa maneira identificamos uns 600 gens cuja atividade estava mal regulada nos neurônios isolados dos pacientes esquizofrênicos, sublinhou a especialista.

Isso mostra que a esquizofrenia é uma doença genética, na qual existe uma disfunção neuronal independente do ambiente, destacou.

Transtorno mental que dificulta estabelecer a diferença entre experiências reais e irreais, pensar de maneira lógica e ter respostas emocionais normais, a esquizofrenia afeta quase a um por cento da população mundial e se manifesta por igual entre homens e mulheres, ainda que nestas últimas tende a começar mais tarde e ser mais leve.

mmd/arc/alb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.