segunda-feira, 14 de março de 2011

CONTROLE EMOCIONAL. Dores da alma podem causar várias doenças

Conflitos emocionais levam um número cada vez maior de pacientes para os consultórios. Segundo a International Stress Management Association (ISMA), a Associação Britânica do Estresse, 80% das consultas médicas são motivadas pelas "doenças da alma", como estresse, ansiedade, síndrome do pânico, depressão e insônia.

Essas doenças em excesso ou por tempo prolongado podem afetar os mais diferentes órgãos do corpo e provocar diversos tipos de doenças: de asma a hipertensão, de psoríase a úlcera gástrica, de ejaculação precoce a infarto agudo do miocárdio.

A clínica geral Larissa Litwin Rocha diz que é muito comum o atendimento de pessoas com sintomas físicos sem causa orgânica, ou seja, não há nada de errado com o paciente, mas os problemas emocionais acabam desencadeando as dores físicas.

"Tratei um paciente com diarreia crônica. Todos os exames foram pedidos e estava tudo normal. Na verdade ele tinha um transtorno de ansiedade. Muitas vezes o médico não escuta o paciente e não percebe que se trata de um distúrbio psíquico", conta a médica.

Para o psiquiatra Fernando Furieri é o excesso de preocupação com o futuro que causa sintomas como ansiedade e estresse. Mas é possível evitar que essas "dores da alma" se transformem em doenças físicas.

"O segredo é manter o equilíbrio. Dormir bem durante a noite é um começo e importante para a recuperação do organismo. Outra atitude é ficar em silêncio por pelo menos cinco minutos todos os dias e cultivar qualidades como criatividade, satisfação e capacidade de perdoar", recomenda o médico.

Ajude a si mesmo
Aprenda a relaxar.
Dedique minutos do seu dia à prática de atividades relaxantes, como ioga ou meditação, que ajudam a minimizar o estresse

Respiração.
É preciso aprender a administrar o estresse corretamente. O hábito de respirar lenta e profundamente é bastante eficaz

Seja realista.
Não assuma um número exagerado de compromissos. Você talvez tenha de mudar de ideia no meio do caminho. Não se sinta culpado

Faça exercícios.
Escolha uma atividade esportiva e procure praticá-la regularmente. Reduz as tensões e ajuda a espairecer

Discuta seus problemas.
Aprenda a trocar experiências com um amigo, parente ou sócio. Juntos, vocês podem encontrar soluções

Descanse regularmente.
Um curto descanso durante o dia ajuda a aliviar a tensão após esforço físico ou mental

Planeje o seu dia a dia.
Faça uma lista de prioridades. Não se esqueça de estabelecer metas realistas

Consulte um médico.
Se o estresse chegou a níveis intoleráveis, procure um médico.

Daniella Zanotti
A Gazeta



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.