quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Cristina Mortágua e Sheyla Hershey: Frustração pode causar transtorno bipolar

A doença chamada transtorno bipolar, que tem como sintoma alterações extremas de humor, ganhou destaque na mídia após a notícia de que celebridades estariam sofrendo com o problema. Primeiro, foi a ex-modelo Cristina Mortágua, que tem a doença e, na semana passada, causou confusão em uma delegacia do Rio de Janeiro. Ela foi presa por desacato a uma delegada e agressão ao filho, de 16 anos.

Já na última segunda-feira, a capixaba Sheyla Hershey, que ficou famosa por ter os maiores seios do mundo, foi internada, em coma, nos Estados Unidos, devido a uma overdose de remédios. Ela, que sofre do transtorno bipolar, teria entrado em depressão após retirar os implantes de silicone por causa de uma grave infecção nas mamas.

Euforia
Para o psiquiatra Fernando Furieri, no caso da capixaba, a doença pode ter sido desencadeada pela grande frustração sofrida por Sheyla. "Se a pessoa leva a vida no extremo, a chance de desenvolver um transtorno psiquiátrico é maior. É quando a pessoa é muito preocupada com o jogo da vida. A Sheyla tentou um sucesso através de uma estratégia que não deu certo e, por isso, pode ter tido uma frustração muito grande", opina.
Sheyla Hershey ficou deprimida
após retirar próteses

Furieri afirma, entretanto, que a doença não é desculpa para excluir as responsabilidades das pessoas perante à sociedade. O transtorno bipolar, segundo ele, também pode se manifestar na forma eufórica, o que pode durar mais de uma semana.

A reportagem tentou contato com parentes de Sheyla, mas não conseguiu. Até ontem, a informação divulgada em sites nacionais era de que ela permanecia em coma.(Kleber Amorim)

Alguns sintomas do transtorno bipolar: Episódio de depressão que dura mais de um mês

Prostração: quando a pessoa fica muito quieta, e não consegue se mexer durante uma semana ou mais.

Tristeza profunda

Baixa autoestima continuada

Ideia de suicídio

Tremor da fala por euforia em extremo

Ideias delirantes de grandeza, em que a pessoa acha que pode ser mais do que é.

A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.