quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Dar presente de Natal dá mais prazer do que receber

Receber em troca um belo sorriso é ainda mais gratificante, quando envolve relação afetiva

Quem foi que disse que só quem recebe presente fica feliz no Natal? Uma das melhores sensações nesta ou em qualquer época do ano é presentear e receber, em troca, um sorriso sincero. Pode parecer estranho, mas existem explicações fisiológicas para a sensação de prazer que temos ao presentear alguém querido. E não precisa ser o mais caro do mundo, precisa ser apenas especial.

A psicóloga e especialista em Felicidade Angelita Scárdua explica que o nosso cérebro é capaz de reconhecer um sorriso espontâneo como receptividade, e o nosso organismo libera substâncias que nos dão a sensação de relaxamento e prazer. "Isso acontece principalmente em relações cujo vínculo afetivo é mais forte. Não necessariamente em um amigo-X do trabalho, onde a relação tende a ser mais social do que afetiva", diz.

Com o coração

E nem precisa dizer que os presentes inesquecíveis de verdade são os dados "com o coração". Pode ser apenas uma carta ou um objeto que te fez lembrar a pessoa. O valor, nessas horas, é o menos importante quando o sentimento está embutido no presente.

Quem sabe bem disso é a professora Cláudia Falabella. Ela adora preparar os presentes que dá à família e aos amigos. "Nessa época, procuro fugir do consumismo e faço tudo de acordo com o que a pessoa gosta. No ano passado, fiz biscoitos caseiros e coloquei em canecas decoradas para cada um. Acho que as pequenas coisas, muitas vezes, são mais marcante do que comprar um presente qualquer, mesmo que seja caro", diz.

Segundo Angelita, presentes assim têm tudo para se tornarem inesquecíveis. "Uma brincadeira legal que você faz com as crianças, como uma caça ao tesouro, por exemplo, tem muito mais chances de ficar gravada na memória para o resto da vida do que um carrinho caro que estará destruído na próxima semana. É claro que o prazer de presentear tem que existir", orienta.

Ela tem a "síndrome da Mamãe Noel"

Se tem uma coisa que os parentes e amigos da jornalista Patrícia Bravin, 31 anos, podem esperar todos os anos é um presente especial. Ela adora escolher, comprar, fazer e enfeitar todos os presentes que dá. E ninguém passa despercebido. O cuidado é tanto que ela começa a comprar tudo três, quatro meses antes. "Quando encontro algo que me lembra a pessoa, eu compro e guardo. E vou juntando outras coisas até achar que está bom", conta. Mas não para por aí. Ela também faz alguns dos presentes, especialmente as caixas e embrulhos com colagens, fitas e fotos. A cada ano, uma nova cor de sacolinhas ou papéis para todos. A deste ano já está definida: laranja com preto. "Para mim, o presente começa no pensar sobre ele. E tem que ter a ver com a pessoa, também", explica. Para um casal de amigos com quem costuma viajar para o Rio de Janeiro, por exemplo, ela escolheu caixas com a estampa do calçadão de Copacabana. E o conteúdo também tem a ver com as viagens: são pijamas. "Essa é uma história engraçada, porque sempre que vamos ao Rio eles querem dormir e eu quero sair para curtir a noite. O presente vai junto de um bilhetinho pedindo para eles dormirem o ano inteiro, menos no Rio de Janeiro", brinca.

Festa será regada a chuva

Um Natal chuvoso é o que está à espera do capixaba, a partir de hoje, de acordo com a previsão do Centro de Meteorologia do Incaper. As chuvas começam hoje, em áreas isoladas, mas a partir de amanhã atingem todo o Estado, devido às áreas de instabilidade associadas ao forte calor e à alta taxa de umidade do ar. Apesar das chuvas, as temperaturas devem permanecer altas, variando entre 16°C e 28°C na Região Serrana e 19°C a 36°C nas demais regiões.

"Os dias de altas temperaturas e a ocorrência de pancadas de chuvas são características do verão. Essas chuvas ocorrem principalmente no final da tarde e acontecem em um curto espaço de tempo", explica Ramos.

Amanhã, o tempo varia entre nublado a parcialmente nublado e a previsão é de que pancadas de chuvas isoladas atinjam todo o Estado. No sábado, dia de Natal, o tempo permanece variando entre nublado e com pancadas de chuvas em todas as regiões, no decorrer do dia.


22/12/2010 - 23h08
A Gazeta - Priscilla Thompson

Um comentário:

  1. Otimas dicas o presente é algo que realmente faz bem não só para quem rebe mas tambem para quem dar o presente.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.