Há algumas coisas que todos preferem esquecer - e os cientistas acreditam que eles podem ser capazes de nos ajudar a fazer exatamente isso, com uma pílula que iria bloquear as memórias dolorosas.
Em um avanço da medicina, os pesquisadores descobriram que as proteínas podem ser removidas do centro cerebral do medo para apagar memórias traumáticas.
Seus resultados poderão ter benéficos para os soldados que sofreram eventos perturbadores e vítimas de violência. Eles poderiam até mesmo ajudar-nos a superar a mágoa de uma dolorosa separação.
A pesquisa dos EUA tem paralelos com a trama do filme de ficção científica: Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças(Eternal Sunshine of the Spotless Mind, EUA, 2004), estrelado por Kate Winslet e Jim Carrey.
No filme de 2004, um especialista apaga todas as lembranças que Clementine (Kate Winslet) tem do namorado Joel (Jim Carrey). Seria como se o relacionamento nunca tivesse acontecido. Um suposta oportunidade para uma nova vida. O procedimento ficcional chamado "alvo apagamento da memória ". Para o estudo dos EUA, cientistas da Universidade Johns Hopkins, utilizaram ratos para tentar se concentrar na parte do cérebro que lida com o medo. Eles descobriram uma "janela de vulnerabilidade" quando as proteínas dos receptores únicos das memórias dolorosas são criados no cérebro. Porque as proteínas são instáveis, eles podem ser removidos com medicamentos para eliminar a memória para sempre.
"Quando ocorre um evento traumático, ele cria uma memória medo que pode durar uma vida inteira e ter um efeito debilitante sobre a vida de uma pessoa", disse o pesquisador professor Richard Huganir. Ele disse que suas descobertas "levantam a possibilidade de manipular os mecanismos com drogas para melhorar a terapia comportamental para condições tais como stress pós-traumático". Embora os cientistas usaram camundongos nos testes, eles acreditam que os resultados seriam os mesmos em seres humanos.
Revelação: A idéia de limpar as memórias traumáticas tem paralelos com o enredo do filme Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças.
Os roedores foram condicionados com choques elétricos para que eles temessem um Som. O som, em seguida, acionou a criação das proteínas, formadas por apenas um dia ou dois no centro do medo ou amígdala dos cérebros dos ratos .
Os cientistas de Johns Hopkins estão trabalhando na reabertura da janela artificialmente recordando a memória dolorosa e uso de drogas para se livrar da proteína.
Professor Huganir acredita que a janela pode existir em outros centros de aprendizado no cérebro e que o tratamento pode ser usada um dia para atenuar ou combater a dependência de álcool ou drogas. No entanto, Kate Farinholt, de um grupo de apoio em saúde mental, em Maryland, advertiram ainda há muitas perguntas não respondidas. "Apagar tudo ruim da memória é uma idéia maravilhosa", disse ela. "Mas excluir totalmente a memória é um pouco assustador. Como você remove uma memória sem remover toda uma parte da vida de alguém, e é melhor fazer isso, considerando que as pessoas crescem e aprendem com suas experiências? '
Paul Root Wolpe, do Centro de Ética, na Universidade Emory, em Atlanta, disse: 'A identidade humana é amarrado na memória. Ela cria a nossa personalidade distinta. É uma idéia incômoda manipulá-la, mesmo para o melhor dos motivos.
Fonte: dailymail.co.uk/health
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.