segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Ganhe beleza e anos a menos sem precisar encarar o bisturi

Para garantir uma aparência jovem e saudável, não é preciso radicalizar e encarar o bisturi. Técnicas e aparelhos cada vez mais avançados garantem o rejuvenescimento da pele sem aquela aparência artificial, tão temida quando se recorre à cirurgia, principalmente no rosto.

"Como são menos agressivas que os tratamentos tradicionais, as novas técnicas de rejuvenescimento trazem um resultado mais sutil. E podemos utilizar duas ou mais técnicas na mesma paciente para tratarmos problemas pontuais", explica a dermatologista Lívia Lourega.

Para ela, a dobradinha conhecida como "soft lift", que mescla preenchimento com ácido hialurônico com aplicação de Botox nas áreas de rugas de expressão é um dos grandes destaques da estação. "Além de tentar reverter os estragos feitos na pele, para garantir a saúde a longo prazo, é importante investir em tratamentos que estimulem a produção de colágeno, que vai diminuindo ao longo dos anos e é o grande responsável pelo envelhecimento", explica Lívia.

É isso mesmo: além de tratar os efeitos do tempo, as atuais técnicas também são capazes de prevenir o envelhecimento. "Além do efeito imediato, de melhorar o tônus da pele, alguns tipos de laser continuam estimulando as fibras durante um período de até seis meses. Por isso quem começa a fazer um tratamento desses ainda jovem - por volta dos 30 anos - com certeza terá uma aparência melhor aos 60", defende a dermatologista Patrícia Friço.

Escolha

Patrícia destaca que, na hora de escolher o tratamento, é preciso levar em conta qual o real problema e que tipo de resultados são esperados. "Hoje em dia, há tantos nomes diferentes que os pacientes acabam chegando perdidos ao consultório. O que muda, na maioria das vezes, é o conforto do médico ao usar o aparelho ou a dor causada durante a aplicação no paciente. O laser fracionado, por exemplo, por ser aplicado em forma de chuveirinho, causa menos dor e facilita a recuperação do paciente, já que não atinge uma área inteira. Tudo isso deve ser levado em conta na hora de escolher o melhor tratamento para cada bolso", acrescenta a especialista.

Cremes, filtro e tecnologia em nome da beleza

Aos 37 anos, a relações públicas Cássia Fonseca já é cliente frequente de clínicas de estética. Ela já aplicou botox, já aderiu ao laser e garante que fará o que for necessário para ficar sempre bonita e bem consigo mesma. "Depois de um problema de saúde, engordei 20 quilos, que consegui eliminar. Agora é a fase de cuidar de mim", detalha a relações públicas. Para ela, nada é um grande sacrifício. "Adoro o ritual de passar cremes, além de malhar frequentemente. Sigo à risca tudo o que a dermatologista passa e já tenho outros procedimentos para fazer em breve, além dos de rotina. Acaba sendo uma terapia", diverte-se Cássia Fonseca, que, mesmo tendo toda essa tecnologia a seu serviço, não abre mão de um bom protetor solar todos os dias, faça chuva ou faça sol.

Cuidados garantem aparência saudável

Laser, procedimentos cirúrgicos e cremes ultramodernos são muito eficazes para suavizar rugas e manchas, mas para evitá-las é preciso seguir algumas regras o ano inteiro. E não é preciso se encher de cremes para ter uma pele saudável, destaca a dermatologista Lívia Lourega.

"No tratamento doméstico, é preciso usar pouca coisa. Há quem chegue ao consultório com uma bolsa cheia de cremes - e das melhores marcas. Mas isso, em vez de ajudar, pode entupir os poros, piorando a aparência da pele", alerta.

O básico, então, segundo Lívia, é um bom filtro solar, que deve ser usado todos os dias, mesmo nos nublados. Também é preciso ter um sabonete para higiene específico para o rosto e, à noite, uma loção com ácido retinóico para melhorar a textura da pele e estimular a produção de colágeno.

"A partir daí podemos fazer pequenas alterações de acordo com o tipo de pele de cada paciente. Uma pele muito ressecada pode requerer um hidratante extra. Uma pessoa que tenha manchas deve utilizar ainda um clareador, que pode ser conjugado com um dos cremes já usados", exemplifica a médica.

Beleza a jato

Preenchimento facial

Substâncias orgânicas ou inorgânicas são injetadas na pele para preencher os sulcos formados pelas linhas de expressão e rugas. Podem ser usados colágenos, os ácido hialurônico e polilático e o PMMA (polimetilmetacrilato), muitas delas capazes deestimular a produção de colágeno. A aplicação é simples e rápida, normalmente feita através de microcânulas (seringas sem agulhas)

Botox

A toxina botulínica impede que o músculo se contraia, formando as famosas rugas de expressão e rugas na pele. A aplicação tem validade média de seis meses e pode ser feita em várias partes do rosto e corpo

Peelings

Existem três tipos básicos de peeling. Para rejuvenescimento, os ideais são os peelings médios e profundos. Com um produto químico, a camada superficial da pele é atingida, para que seja totalmente renovada. Por ser um procedimento mais inavsivo, requer anestesia, monitoramento e cuidados específicos. A pele fica extremamente sensível por até duas semanas

Lasers

Há dois tipos básicos de lasers: o ablativo, para o envelhecimento mais acentuado, e o não-ablativo, para peles levemente ou moderadamente envelhecidas. Os ablativos - dos quais os mais comuns são o Érbio e o CO2 - requerem um longo tempo de recuperação. Os não-ablativos são direcionados para a parte profunda da pele, não interferindo na camada mais superficial. Lasers são usados para clareamento, tratamento de manchas, depilação, e até para melhorar a flacidez da pele.

Fraxel

É um tipo de lazer fracionado, que age diretamente na epiderme (camada superficial) e na derme (intermediária), onde se concentram o envelhecimento e também a maior parte das manchas. É indicado para a remoção de cicatrizes, rugas, manchas, e para rejuvenescimento. O efeito "fracionado" permite que a pele se recupere muito mais rapidamente do que se toda área tivesse sido tratada de uma só vez, como acontece nos tratamentos a laser mais comuns e nos peelings químicos e físicos

Radiofrequência

Os aparelhos de radiofrequência funcionam da mesma forma que o laser, como forma de melhorar a flacidez da pele e fazer um efeito "lift". os mais conhecidos são o Thermacool, indicado para o tratamento de rugas ao redor dos lábios e dos olhos, as primeiras a surgir e que estimula a produção de colágeno. Outra novidade, que está chegando ao Estado é o Tripolar, equipamento com três cabeçotes, que provoca uma retração de pele e estimulação do colágeno.



A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.