terça-feira, 5 de outubro de 2010

Jovem flagrado dentro de carro com padre depõe em Colatina

Começou nesta segunda-feira (4), a fase de interrogatório do caso que envolve o padre Adriano Marcos Luchi, da Diocese de Colatina, preso no dia 16 de junho na Zona Rural do município ao ser flagrado em companhia de um adolescente de 16 anos, que na ocasião alegou ter recebido dinheiro para manter relação sexual com o sacerdote.

Contrariando o programado, Luchi não chegou a prestar esclarecimentos ao juiz titular da 3ª Vara Criminal da cidade. O cartório da comarca alegou falta de tempo para que o depoimento acontecesse. Uma nova audiência, no entanto, já foi marcada e o padre deve ser ouvido no próximo dia 10 de novembro, uma quarta-feira.

Os trabalhos referentes ao caso começaram às 14h desta segunda-feira e seguiram até por volta das 18h30. Nesse período de tempo, prestaram depoimento os dois policiais militares que efetuaram a prisão do religioso, além do próprio menor de idade, que chegou à Vara acompanhado da mãe.

O conteúdo do depoimento não foi divulgado pela Justiça já que o caso tramita em segredo de Estado. De acordo com o cartório local, no entanto, o adolescente sustentou a versão que havia dado na noite em que foi levado ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Colatina, sendo ouvido pela titular da Delegacia de Infrações Penais Outras (Dipo).

Os depoimentos das testemunhas de acusação foram acompanhados por Adriano Luchi que compareceu à audiência acompanhado do advogado. A comarca esclarece que após a fase de interrogatórios, o caso entra na fase de alegações, em que a promotoria apresenta as respectivas conclusões, podendo pedir a condenação do padre.

Relembre o caso

Na noite do dia 16 de junho, um padre da Diocese de Colatina, no interior do Espírito Santo, foi preso ao ser flagrado por policiais militares em companhia de um adolescente de 16 anos no interior de um carro. O sacerdote tentou se explicar, mas foi levado ao DPJ do município para prestar esclarecimentos às autoridades. Ele teria oferecido dinheiro ao garoto em troca de sexo.

A titular da Delegacia de Infrações Penais Outras (Dipo) Karina Sanz, explicou que a ocorrência foi registrada ainda por volta das 21h30. Policiais que faziam rondas de rotina pelo bairro Córrego do Almoço, na Zona Rural do município, avistaram um Pólo estacionado em uma estrada de chão e suspeitaram da situação.

A equipe resolveu fazer a abordagem e se deparou com duas pessoas no carro: uma delas o menor de idade, e a outra o motorista. Durante um interrogatório preliminar, o jovem esclareceu aos militares que estava no Centro da cidade quando o condutor ofereceu carona e o levou para o local onde o flagrante aconteceu.

No inquérito confeccionado pela delegada Karina Sanz, o adolescente ainda narra que o condutor do carro chegou a oferecer R$30,00 para que fizessem sexo oral.

Durante a abordagem, o motorista do Pólo se identificou como padre e deu uma versão completamente diferente para explicar o que fazia com o garoto dentro do automóvel parado em um local ermo.

Ele afirmou que passava pelo Centro de Colatina quando avistou o jovem pedindo carona para voltar para casa, já que não tinha dinheiro. Sensibilizado, resolveu levar o adolescente até a residência.

A delegada do caso esclareceu, no entanto, que houve contradições no depoimento do sacerdote. "Se fiz o flagrante, entendi que o relato do adolescente estava coerente. Prefiro não emitir juízo sobre a conduta do padre, mas por exemplo, o que ele estava fazendo ali naquele lugar parado e tão distante da casa do adolescente"?

O padre foi autuado por induzir à exploração sexual de menor de idade. Ele passou a noite preso no Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Colatina e foi liberado na manhã desta quinta-feira (17) mediante alvará de soltura.

Sanz salientou que ambos afirmaram não se conhecer e que o adolescente teria negado receber o dinheiro e praticar o ato sexual com o acusado. O jovem tem passagens pela polícia por envolvimento em delitos diversos.

Fonte: Folha Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.