Em cada estação e necessitamos de cuidados especiais para proteger a nossa saúde e aumentar as defesas, o motivo é a instabilidade do outono, o frio do inverno, o calor do verão e na primavera alergias testam nossas defesas.
Os distúrbios mais marcantes na primavera são as alergias e fadiga. As reações alérgicas são mais enfatizada nesta época do ano por causa das muitas plantas que produzem pólen, uma substância que afetam 15% da população dos países desenvolvidos (também conhecida como "febre dos fenos).
Árvores como o carvalho, olmo, avião ou de oliva, ervas como a erva-doce (gramíneas), ou ervas daninhas como cardos, são responsáveis pela maioria alergias.
Para evitar reações alérgicas, devemos reforçar nossas defesas consumindo vitamina C encontrada nas frutas cítricas, reduzindo ou evitando o contato com pólen, e cuidando de nossa alimentação. Podemos também optar por vacinação, que no caso de alergia à grama, reduziu-se entre 80-90% dos sintomas de rinite.
Na primavera, além de alergias, também traz astenia. Isso afeta uma em cada dez pessoas, principalmente mulheres entre 35 e 60.
Fadiga de primavera é um distúrbio leve e transitório, porque nosso corpo não se adapta bem às mudanças típicas da nova temporada (mais horas de sol, aumento da temperatura, etc).
A razão para estes sintomas é a diminuição de endorfinas no corpo, causando cansaço, fraqueza, falta de energia e sonolência.
Para combater os seus efeitos é importante para fortalecer o sistema imunológico da seguinte forma: dormir sete ou oito horas por dia, fazer algum tipo de exercício físico (natação, caminhada, ciclismo, etc), manter uma atitude positiva, seguir uma dieta, respeitar os horários refeições e ter em conta que são cinco vezes por dia, além de hidratar constantemente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.