terça-feira, 21 de setembro de 2010

8 dicas para abaixar triglicerídeos.

Reduzir o risco de doenças cardíacas significa reduzir os níveis de triglicerídeos
Com a epidemia de obesidade e diabetes muitas pessoas encontram-se nesta luta para abaixar


Os triglicerídeos são moléculas de gordura que circulam no sangue e são armazenadas no tecido adiposo (gorduroso).

A hipertrigliceridemia ocorre quando o nível de triglicerídeos no sangue está elevado, ocorrendo o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Praticamente sem sintomas, os  triglicerídeos elevados podem causar prejuízos significativos para a saúde. A única maneira de saber se os níveis estão elevados é realizando um exame de sangue.

Quando os triglicerídeos ficam muito elevados por um longo período de tempo, pode ocorrer doenças no pâncreas, fígado e baço, causando também depósitos de gordura na pele e provocar um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

Existem métodos simples e hábitos para evitar o perigo dos níveis elevados de triglicérides, como fazer uma dieta saudável com a ajuda de suplementos nutricionais que ajudam a reduzir os triglicerídeos antes que possam causar danos.

O consumo de álcool em excesso  pode causar níveis elevados dessas moléculas, uma dieta baixa em gorduras e rica em carboidratos é indicada, limitando doces e aumentando a ingestão de fibras dietéticas e cereais integrais.

É extremamente importante  fazer um exame de sangue para saber o nível de triglicérides e comer uma dieta balanceada, pois muitas vezes a hipertrigliceridemia não apresenta sintomas, a menos que cause pancreatite, devido aos altos níveis dessas moléculas.

Os triglicerídeos são a principal forma de gordura dos alimentos. Depois de comer, nosso fígado vai processá-los. É normal que o nosso sangue contenha certos níveis de triglicerídeos  No entanto, se você consumir calorias em excesso, independentemente de qualquer fonte - carboidratos, gorduras e proteínas, o nosso corpo vai transformar o excesso de calorias em triglicerídeos para armazenamento de gordura corporal. Por isso, é mais comum ver triglicerídeos elevados em indivíduos com sobrepeso ou obesos.

Guerra contra os triglicerídeos. Um médico pode prescrever uma estatina para ajudar a diminuir o nível de triglicérides, mas para aqueles que têm problemas digestivos ou doença da vesícula biliar, essas drogas não são uma opção, embora alguns pacientes prefiram tentar uma abordagem mais natural. Uma vez que níveis elevados de triglicéridos são um fator que contribui para a doença cardíaca, os níveis precisam ser controlados. A seguir, estão oito dicas para ajudar a diminuir os triglicerídeos antes de recorrer a medicamentos.

Perder peso. Seu sangue vai conter algum nível de triglicérides, mas comer calorias em excesso causará a aumentar os níveis de triglicerídeos, razão pela qual é comum que pessoas com sobrepeso terem níveis altos de triglicerídeos no sangue. Ter um estilo de vida mais ativo e consumir menos calorias irá ajudar uma pessoa a perder peso e obter seu número de triglicérides baixo. Mesmo uma pequena perda de peso ajudará a diminuir os triglicerídeos e colesterol.

Coma de modo saudável. Siga uma dieta baixa em gorduras saturadas e que contenha pouca ou nenhuma gordura trans. Coma em abundância alimentos com muitas fibras como aveia, cereais integrais e frutas. Uma pessoa também tem que estar convpctp da necessidade de limitar a sua ingestão de açúcar. Certifique-se que as suas refeições incluem alimentos ricos em óleos Omega-3, como o salmão, peixe,  linhaça, nozes e castanhas. Estes alimentos ajudam a reduzir os altos níveis de colesterol sanguíneo

Comer proteína de soja. Estudos recentes têm mostrado que a proteína de soja pode ajudar a diminuir os triglicerídeos. Inclua aproximadamente 25 mg de proteína de soja por dia em sua dieta.

Coma menos  Carboidratos. Carboidratos desencadeiam a transformação da glicose em triglicerídeos no organismo. Não eliminar completamente uma vez que os carburadores são parte de uma dieta saudável, mas limite o seu consumo e quando escolher o pão e outros produtos de grãos, escolha os itens que têm 100% de grão inteiro (os integrais).

Beba chá verde. Você também pode comprar um extrato de chá verde. O chá verde possui antioxidantes naturais que podem ajudar a prevenir o câncer, doenças cardíacas e outras enfermidades, mas também foi demonstrado que ajuda a diminuir os triglicerídeos, colesterol LDL, bem como aumenta o HDL (bom colesterol).

Para baixar os triglicerídeos tente também:
  1. manter um estilo de vida ativo
  2. comer uma dieta saudável, pobre em gorduras saturadas e gorduras trans
  3. Usar menos produtos lácteos de gordura ou queijo em vez da versão regular
  4. aparar as gorduras visíveis das carnes
  5. cozinhar com canola, azeite ou óleo de amendoim.
  6. incluir alimentos ricos em fibras , como cereais integrais , aveia e frutas
  7. limite de ingestão de açúcar
  8. limite máximo de álcool a um drinque por dia
  9. incluir alimentos ricos em Omega-3, como salmão , óleos de peixe e sementes de linho
  10. não comer em excesso
  11. manter um peso saudável. Use nossa Calculadora IMC para saber se seu peso está dentro do intervalo saudável.

7 comentários:

  1. Amei saber de todas essas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as informações que li. Me deixou bastante satisfeita.

    ResponderExcluir
  3. obrigada mas estou apavorada só o meu triglicerideos esta altissimo da vontade de parar de comer estou arrasada.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelas dicas, meu triglicedrídios está em 753, segundo o médico que queria me internar, estou enfartando, porém, mudei minha alimentacao, e com certeza vou sair dessa.
    ótimas informaçoes.

    ResponderExcluir
  5. estou um pouco alto nos trig,vou entrar nessa de menos ,em tudo,darei uma resposta em 30 dias,a´´pos um novo exame,at´e la e um muito obrigado pelas informaçao. vero
    valmor.

    ResponderExcluir
  6. estou,um pouco alto nos meus trigl,mas apreciei muito as informaçoes,e vou enfrentar,a realidade,com dietas e dicas de alimentaçao, forram muito importantes a mim,darei resultados depois de um 40 dia com novos exames ate la´´,e muito obrigado,valeu muito as infor.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.