domingo, 15 de agosto de 2010

Sofro de ejaculação precoce, e gostaria de saber se tem cura, e o que terei de fazer

A ejaculação prematura tem cura, claro que sim, mas para tratar é primeiro preciso saber como e quando surgiu, pois consoante a causa, assim será o tratamento.

Na maioria dos casos a causa da ejaculação precoce é psicológica. Há muito tempo que sabemos que a ansiedade se acompanha de ejaculação precoce, sendo difícil dizer se a ansiedade é causa ou consequência da ejaculação precoce. Esta disfunção pode surgir numa relação sexual ocasional e o individuo preocupar-se tanto com isso, que passa a encarar a relação sexual seguinte como uma avaliação do seu desempenho sexual. Tornando-se assim, um observador do próprio desempenho e isso vai promover um novo fracasso. E assim, pode surgir um círculo vicioso que o vai condicionar à ejaculação precoce.

Fatores psicológicos e biológicos podem desempenhar um papel importante na ejaculação precoce. Embora muitos homens sintam vergonha de falar sobre isso, a ejaculação prematura é uma doença comum e tratável.

Sintomas
O primeiro sinal de ejaculação precoce é a ejaculação que ocorre antes que os parceiros desejem, causando preocupação ou aflição. No entanto, o problema pode ocorrer em todas as situações sexuais, incluindo até mesmo durante a masturbação.

Os médicos geralmente classificam como ejaculação prematura ou ao longo da vida (primária) ou adquirida (secundária).

Segundo a Sociedade Internacional de Medicina Sexual, ejaculação precoce ao longo da vida é caracterizado por:

  1. A ejaculação que sempre ou quase sempre ocorre em um minuto ou menos da penetração vaginal.
  2. A impossibilidade de atrasar a ejaculação em todas ou quase todas as penetrações vaginais.
  3. Conseqüências pessoais negativas, tais como angústia, frustração ou evitar a intimidade sexua
A International Society for Sexual Medicine, concluiu que não há ainda o suficiente dados publicados sobre a ejaculação precoce adquirida (secundária), para publicar uma definição baseada em evidências dessa condição.


De acordo com a definição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), publicado pela Associação Psiquiátrica Americana, a ejaculação precoce secundária:


  1. É marcada pela ejaculação persistente ou recorrente com estimulação mínima, ou logo após a penetração, e antes que você gostaria.
  2. Decorrente de problemas  pessoais ou de relacionamentos.
  3. Desenvolve depois que você teve a primeira.


Tratamento da Ejaculação Precoce:

Apesar da imagem acima ter objetivo de tratar o tema com humor, o
 assunto é sério, pois interfere muito na qualidade de vida.
A preferência atual consiste em abordagens terapêuticas combinadas (terapia sexual realizada por profissionais formados em sexologia, associada à utilização de fármacos).

O tratamento deve ser feito, com base em medicação com o intuito de melhoria do desempenho do homem, mas fundamentalmente a psicoterapia sexual (consulta de sexologia) onde o sujeito é acompanhado e é percebido o fator que está a influenciar a resposta sexual e posteriormente alterado em terapia sexual. Foi lançado recentemente a dapoxetina que não é tão forte como os inibidores de recaptação de serotonina, e tem como vantagem ter sido especificamente criada para o tratamento da ejaculação precoce, mas infelizmente não existe um genérico que possa servir de alternativa.

A ejaculação precoce é uma queixa sexual comum. As estimativas variam, mas, um em cada três homens podem ser afetados por esse problema em algum momento da vida.

Contudo penso que deveria efetuar uma psicoterapia concomitantemente à utilização da medicação, por forma a verificar os resultados desejados e posteriormente ter uma vida sexual prazerosa e plena sem o uso da medicação.

Fontes: sexologia.staging.clix.pt
            mayoclinic.com/health

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.