Nascido em c. 945 - morreu 1003/05/12, o Papa Silvestre II foi um dos homens mais instruídos de seu tempo. Versado em matemática, astronomia e mecânica, a ele é creditado como inventar do órgão hidráulico, o relógio de pêndulo, e introdutor dos números arábicosn a Europa Ocidental. Ele também escreveu livros sobre matemática, ciências naturais, música, teologia e filosofia. O Papa Silvestre II foi o primeiro papa francês e certamente o mais importante no século 10. Após a sua morte, os boatos começaram a se espalhar de que sua grande inteligência - e, consequentemente, seu gênio inventivo - foi o resultado de um pacto com o diabo. Isto foi provavelmente devido ao seu contato regular com grandes mentes científicas do mundo árabe e suas tentativas corajosas para erradicar a simonia na Igreja.
Simonia é a venda de favores divinos, bençãos, cargos eclesiásticos, prosperidade material, bens espirituais, coisas sagradas, etc. em troca de dinheiro. A etimologia da palavra provém de Simão Mago, personagem referido nos Actos dos Apóstolos (8, 18-19), que procurou comprar de São Pedro o poder de transmitir pela imposição das mãos o Espírito Santo ou de efetuar milagres.
Em muitos momentos da história a ignorância se travestiu de santa e a ciência foi demonizada.
É ótimo que alguém se lembre destas grandes figuras do passado distante, para que no presente e no futuro se possa distinguir o trigo do joio, no que respeita ao charlatanismo, a mentira que impõem ao povo, da verdade que esclarece e cultiva. Obrigado.
ResponderExcluir