O México conseguiu capturar o chefe do narcotráfico Edgar Valdez, conhecido como "La Barbie", um dos líderes da droga mais violentos do país, disse a procuradoria geral à Reuters na segunda-feira.
A Polícia Federal do México deteve nesta segunda-feira Edgar Valdez Villarreal, conhecido pelo apelido "Barbie" e um dos traficantes mais procurados do país, como informou a Secretaria de Segurança Pública nacional (SSP). Ele lutava pelo controle do cartel Beltrán Leyva e, por informações que levassem a sua captura, as autoridades ofereciam até US$ 2 milhões.
Segundo a SSP, a detenção do traficante, que nasceu no Texas (EUA), aconteceu entre os estados do México e de Morelos, perto da capital mexicana.
"Barbie", procurado também nos Estados Unidos, está no centro de um conflito interno no Beltrán Leyva, um dos cartéis mais poderosos do México. De acordo com o jornal "El Universal", desde a morte de Arturo Beltrán Leyva, em dezembro, ele lutava contra outra facção pelo controle do grupo, em confrontos que resultaram em uma onda de mortes, sobretudo no estado de Guerrero, no sul do país.
A operação, de mais de um ano de duração, contou com a participação de 1.200 agentes e consegue a detenção no mesmo dia em que a Polícia Federal anunciou a exoneração de mais de 3 mil funcionários dentro de um pleno para "limpar" o Sistema Nacional de Segurança Pública.
A captura é uma vitória para o presidente Felipe Calderón na batalha contra os cartéis de droga no México. Mais de 28 mil pessoas já morreram na violência desencadeada pelo tráfico no país desde 2006, quando o chefe de Estado iniciou uma ofensiva contra o crime organizado.
O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.