É comum a mulher sentir muita dor na hora da relação sexual? Acho que pode ser problema com a lubrificação. Mas o que fazer nesses casos? O que pode ser?
Existem dois tipos de dor. O primeiro é na entrada da vagina, geralmente, acontece por dispareunia - medo da penetração, tentativa de preservar o próprio corpo, tem razões psicológicas. Sem querer, a pessoa fecha a musculatura, é involuntário. Não chega ser o vaginismo- dor tão intensa que não permite a penetração. A dor no começo pode ser também por falta de desejo e de lubrificação. Quando a mulher sente desejo, a vagina se alonga para receber o pênis, quase dobra de tamanho. Sem desejo, ela continua curta e, com isso, irá sentir dor na penetração. Já a dor no final da vagina, pode ser um problema interno qualquer, como gases ou prisão de ventre, que será diagnosticado em uma visita ao ginecologista. Caso não tenha um problema orgânico, a internauta deve procurar um sexólogo.
*Respondida pela ginecologista e sexóloga Denise Galvêas.
A Gazeta
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.