domingo, 18 de julho de 2010

Libido feminina cresce com chegada da menopausa


Psicólogos norte-americanos realizaram estudo com 827 mulheres. Questionário online continha questões sobre comportamento sexual

G1

Pesquisa realizada por equipe de psicologia da Universidade de Texas divulgada nesta quarta-feira aponta que mulheres têm a libido aumentada conforme os anos passam rumo à menopausa.


Os psicólogos consultaram 827 mulheres com perguntas sobre comportamento sexual, respondidas em questionários online. As entrevistadas foram divididas em três grupos: alta fertilidade (18 a 26 anos), baixa fertilidade (27 a 45 anos) e menopausa (acima de 46 anos).

Comparadas com os outros dois grupos, mulheres na faixa de baixa fertilidade são mais propensas a conceber e praticar fantasias sexuais, manter relações causais e encontros de uma só noite com outros parceiros, segundo o estudo.

Já entre mulheres com relacionamentos duradouros, as de baixa fertilidade apresentam propensão menor a fantasias com outras pessoas do que o grupo de alta fertilidade, resultado contrário ao que esperavam os pesquisadores.

"Os resultados provam que as mulheres não ficam loucas para ter bebês quando chegam aos 30 anos, o que acontece é uma reação natural à diminuição da fertilidade em todas as mulheres acima desta idade", explica Judith Easton, integrante da equipe de pesquisadores da Universidade de Texas.

Partindo de um ponto de vista evolucionário, os pesquisadores acreditam que a mudança na libido com a passagem dos anos tem origem em mecanismos psicológicos desenvolvidos como adaptações das humanas ao meio ambiente, após a passagem de milhares de anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.