quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Moradores dizem que viram 'bola de fogo' no céu do interior do RJ e no ES

A “bola de fogo” que assustou alguns moradores do Espírito Santo também foi vista na manhã desta quarta-feira (20) no interior do estado do Rio de Janeiro. Em Cabo Frio, testemunhas afirmaram que viram a movimentação por volta de 10h10 da manhã e dois helicópteros da Marinha teriam passado pelo local.

Segundo informações da Marinha do Brasil em São Pedro da Aldeia, o sobrevôo das aeronaves no local não teria relação com o incidente. Moradores de Araruama, Campos dos Goytacazes, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo também disseram que viram o objeto de cor laranja.
No Espírito Santo, moradores disseram em redes sociais que o objeto de cor laranja apareceu no céu por volta de 10h30. O suposto meteorito foi visto nas cidades de  Vitória, Vila Velha, Cariacica, Anchieta e Aracruz.
De acordo com a assessoria da Infraero no Estado, o caso está sendo investigado. A produção do Folha Vitória tentou contato com o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, em Santa Teresa, mas não obteve sucesso.

Fenômeno foi visto também no domingo no Rio
De acordo com informações do Portal R7, um rastro de fogo também foi observado no céu do Rio de Janeiro no fim da tarde do último domingo (17). Moradores da Baixada Fluminense compararam o fenômeno ao meteoro que caiu na Rússia na sexta-feira (15).
Para Ana Paula Dutrain, que filmou o rastro de fogo, a imagem era parecida com as cenas divulgas do meteoro que atingiu a Rússia, deixando cerca de 1.200 pessoas feridas.
"Estava lanchando com minha filha e meu marido no quintal quando de repente vi um negócio branco caindo. Na minha mente, eu achei que fosse um meteoro porque na proporção que ele caía, acendia uma luz de fogo. Se caiu na Rússia, pode cair aqui. Ninguém está livre".
Entretanto, o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e um especialista ouvido pelo R7 descartaram a possibilidade.
Pesquisador do Observatório Nacional, Fernando Roig acredita que possa se tratar de um avião. Segundo ele, o fato de o rastro sumir no horizonte poderia ser explicado pela curvatura da Terra. "A explicação mais plausível é de que seja um avião, pois está se movendo muito lentamente, extremamente lento. Não posso afirmar que seja um avião, mas com certeza não se trata de um meteoro. Muitas pessoas questionaram o fato do rastro sumir no horizonte, mas isso se explicaria pela curvatura da terra. Com isso, em algum momento o rastro teria de ser perdido de vista. A cor do rastro, um pouco alaranjada, também é um indício de avião, uma vez que no fim da tarde o sol estaria iluminando o avião de baixo para cima, o que daria essa coloração".
O INPE também descartou a hipótese de meteoro e explicou que “o comprimento e a velocidade são constantes, típico de rastro de condensação de um jato. O tempo de vida dos meteoros raramente chega a alguns segundos como foi o caso daquele na Rússia, isso porque a velocidade com que os meteoroides entram na atmosfera da Terra é normalmente superior a 7 km por segundo, podendo chegar até 75 km por segundo (270 mil km/h). Tipicamente, a velocidade de entrada na Terra desses objetos é da ordem de 26 km por segundo”.
O instituto ressaltou ainda que “como a destruição dos meteoroides, pra formar os meteoros, começa entre 90 e 100 km de altura, o tempo de duração de um meteoro seria menor que 14 segundos ou maior do que 1,3 segundo, assumindo-se que ele percorreria a distância de 100 km sem ser destruído. Uma série de fatores como seção de choque, ângulo de incidência na atmosfera, composição química do meteoroide e massa total, tem implicações sobre o tempo de vida do meteoro”.
Fonte: Folha Vitória

Infraero confirma que rastro luminoso foi visto no céu da Grande Vitória
Várias pessoas presenciaram a cena e a descreveram como uma "bola de fogo"

A Infraero confirmou que um rastro luminoso foi visto no céu da Grande Vitória, na manhã desta quarta-feira (20). O fenômeno deixou muitos capixabas, que viram a cena, perplexos com o rastro que ficou no céu. Várias pessoas presenciaram a cena e a descreveram como uma "bola de fogo".

Esse foi um dos assuntos mais comentados das redes sociais nesta quarta. “Eu estava atendendo um cliente, quando olhei para o lado do mar e vi um brilho muito forte, que deixou um rastro de fogo e depois sumiu. Durou uns cinco segundos no máximo”, disse o vendedor de coco, Vanoel Neves Martins, que trabalha na Praia da Costa.

O aposentado Jorge Luiz Sardinha, estava na Praia da Costa e contou o que viu: "Era uma luz muito forte, com uma bola de fogo na ponta, deixando aquele rastro de fogo e fumaça no céu. Eu pensei que poderia ser um asteroide mesmo. Meu medo era que ele chegasse até a orla. Mas ele apagou bem antes”, disse.
Bisch afirmou que a queda de meteoros é um fenômeno natural que ocorre todos os dias, mas em proporções variadas. “Todos os dias se ficarmos observando o céu, vamos ver a queda de pequenos meteoros. Entretanto, esse que caiu hoje tem um tamanho considerável, para ter chamado a atenção de tanta gente", disse.

A Infraero confirmou que várias pessoas que estavam no aeroporto e funcionários da torre de controle avistaram o rastro da bola de fogo. A Infraero também destacou que nenhuma operação aérea foi prejudicada pelo fenômeno.

A bola de fogo foi vista de vários bairros de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e ainda de outros pontos do Estado.

"Parecia que Jesus estava voltando", diz funcionária de empresa

Duas auxiliares administrativas de uma empresa de transportes da Serra presenciaram o exato momento da passagem do meteoro. Renata Varejão e Roberta Kelly trabalham de frente para uma janela e ficaram surpresas com o que viram. "Era uma bola várias vezes caindo. Parecia Jesus voltando. Até liguei para saber se a minha filha estava na creche", contou Roberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.