sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Morre o ator Walmor Chagas aos 82 anos


Walmor Chagas morre aos 82 anos
Ator foi encontrado morto por um funcionário na tarde desta sexta-feira, 18.
Circunstâncias da morte serão investigadas pela polícia.


O ator Walmor Chagas, de 82 anos, foi encontrado morto na chácara onde vivia na cidade de Guaratinguetá, no interior de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (18). As circunstâncias da morte ainda serão investigadas, mas a polícia disse acreditar que pode ter sido suicídio.

Com mais de 60 anos de carreira, o gaúcho Walmor de Souza Chagas atuou em mais de 40 peças, cerca de 20 filmes e mais de 30 novelas. Era considerado um dos grandes atores do teatro brasileiro.

Segundo o relato de um funcionário, o caseiro José Arteiro de Almeida, o corpo do artista foi achado caído na cozinha com um tiro na cabeça por volta das 16h30. Almeida disse ainda ao G1, por telefone, que, no momento da morte, Walmor estava sozinho dentro da casa. Ele diz também que uma empregada e uma cozinheira haviam acabado de deixar o local.


REPERCUSSÃO
Almeida, que trabalha há 30 anos com o ator, diz que Walmor Chagas não demonstrava nenhum indício de que poderia tirar a própria vida. "Ele apenas relatou nos últimos dias que estava preocupado com o diabetes. As pernas também já não estavam tão firmes, mas ele estava bem", disse.

O tenente Reis, do Corpo de Bombeiros, informou que no momento que a equipe de resgate chegou ao local, o ator estava sentado em uma cadeira na sala, já sem vida, e com uma perfuração na cabeça.

O sítio onde o ator vivia fica no bairro Gomeral, na zona rural de Guaratinguetá. O local é de difícil acesso. Bombeiros dizem que receberam um chamado às 17h15, mas só conseguiram chegar ao local por volta das 18h30. Policiais civis estavam junto com os bombeiros e a Polícia Científica também está no local para a realização da perícia.

Carreira 
Walmor Chagas nasceu em Alegrete, no Rio Grande do Sul, em 28 de agosto de 1930. No começo dos anos 50, foi para São Paulo em busca de uma chance no cinema.

Em 1952, Chagas fundou o Teatro das Segundas-Feiras, com Ítalo Rossi, encenando “Luta até o amanhecer”, de Ugo Betti. Ele estreou no Teatro Brasileiro de Comédia em 54, na peça “Assassinato a domicílio”, de Frederick Knott, com direção de Adolfo Celi.

Ao lado de Eva Wilma, o ator estreou no cinema em “São Paulo Sociedade Anônima” (1965), de Luís Sérgio Person, interpretando Carlos, um jovem da classe média. Sua primeira novela foi na TV Globo em 1974, na trama de “Corrida do ouro”.

Em 1992, Chagas chegou a apresentar o programa “Você decide”. Após oito anos afastado dos palcos, o ator retornou em 1999 na peça “Um equilíbrio delicado”.

Seus últimos trabalhos foram “Cara ou Coroa” e “A Coleção Invisível”, no cinema; e as novelas “A favorita” e “Os mutantes”, na televisão. Chagas era viúvo da atriz Cacilda Becker, com quem teve uma filha, Maria Clara Becker Chagas.

A organização do Prêmio Shell de Teatro anunciou no dia 21 de dezembro de 2012 que Walmor Chagas seria o grande homenageado na edição de 2013 do evento, que deve acontecer em março, "por seu papel histórico como ator e produtor em 64 anos de atividade no teatro brasileiro".

Caseiro de Walmor Chagas conta detalhes do possível suicídio


Em conversa com o R7, José Arteiro, caseiro da pousada de Walmor Chagas, em Guaratinguetá (SP), contou detalhes sobre o possível suicídio do ator. De acordo com o profissional, Walmor Chagas, de 82 anos, estava sereno e bem tranquilo nesta sexta-feira (18).

— Tudo estava normal. Conversávamos normalmente. Passei o dia inteiro com ele. Ele estava tranquilo. Não estava triste, estava normal. Em um determinado momento eu o deixei sozinho e quando voltei me deparei com a cena. Eu o vi morto, sentado na cadeira da cozinha. Não ouvi barulho do tiro. Não entendi o que aconteceu.

Segundo Arteiro, ele deixou o ator sozinho em um momento em que foi cortar grama da pousada.

— Como o jardineiro não estava, eu fui fazer o trabalho. Quando terminei, voltei para a casa dele e foi aí que vi tudo. Foi um tiro na cabeça. Ele tinha uma arma em casa.

José Arteiro disse não entender o que aconteceu.

— Não existia motivo, pelo menos eu não sei.

O ator morava sozinho no local.

— Mas, ele não ficava sempre só. À noite, ele sempre contava com profissionais que ficavam a sua disposição.



Veja a repercussão da morte de Walmor Chagas

A morte do ator Walmor Chagas, de 82 anos, foi lamentada por artistas nesta sexta-feira (18). Chagas foi encontrado morto na chácara onde vivia na cidade de Guaratinguetá, no interior de São Paulo e as circunstâncias da morte ainda serão investigadas.
Veja a repercussão:
Eva Wilma, atriz - “Eu contracenei duas vezes intensamente com o Walmor. A primeira foi em um clássico do cinema, o ‘São Paulo Sociedade Anônima’ e a segunda, e mais recente, foi no seriado ‘Os Maias’, que a gente fez uma boa parte em Portugal. Foi a última vez em que estive em contato com ele. Era sempre um prazer contracenar com ele. Ele era um ótimo parceiro e um ótimo ator. Ele deixará saudade.”
Laura Cardoso, atriz - "É trágico, triste. Fiz televisão com ele, dirigidos por Wolf Maia [em 'Salsa e merengue']. Tinha cenas fortes entre o personagem dele e o meu. E a gente se dava muito bem e se respeitava. Era uma pessoa muito agradável, um homem inteligente, um bom ator. É doloroso."
Cacá Diegues, diretor - “Ele era um ator extraordinário. Uma pessoa que dava elegância para qualquer personagem que fizesse. Ele era inteligente e era fácil trabalhar com ele. Era um grande ator, com muita técnica. Ele era um bom homem, um homem de caráter. Tentei trabalhar com ele de novo, quando fiz ‘O maior amor do mundo’ em 2005, mas ele já estava meio doente, não podia sair do sítio. Mas a melhor lembrança que eu tenho dele com certeza é em ‘Xica da Silva’ (1976)."
Bernard Attal, diretor de cinema (de 'A coleção invisível', com Walmor Chagas, de 2012) - "Ele interpretou um personagem cego, e ele mesmo estava perdendo a visão pouco a pouco. O Walmor estava quase cego. Passava muito tempo escutando música. Então o filme tinha uma convergência com a história dele. A gente filmou em abril de 2011, no interior da Bahia, estava bastante quente. Ele foi muito generoso, era um grande ator. Ele ajudou bastante Vladimir Brichta [protagonista do filme], compartilhou muito bem o trabalho. Eu não o conhecia antes de fazer o filme. Quando fiz o convite, fui buscá-lo no sítio dele em São Paulo, é bem complicado chegar, você tem que subir uma montanha. A última vez que o vi foi na Mostra de São Paulo, no final de 2012. Ele estava bem de cabeça, feliz de participar. Mas fisicamente ele estava mais fraco do que quando filmamos. Foi fantástico trabalhar com ele."
Yoná Magalhães, atriz, ao "Jornal Nacional" - "Perde-se uma joia, um ator maravilhoso, com tantos anos de teatro e televisão. Tem uma longa bagagem. É lamentável."
Marcos Caruso, ator, ao "Jornal Nacional" - "Eu acho que todos nós, particularmente eu, nos sentimos muito pequenos diante da morte. Diante da morte de um grande ator, me sinto menor ainda."
Jô Soares, apresentador, ao "Jornal Nacional" - "O Walmor era um dos maiores atores que vi em cena em quallugar do mundo, um ator extraordinário. Foi também um homem de beleza fantástica. Um ator que em qualquer gesto ficava maior."
Amir Haddad, ator e diretor de teatro, à Globo News: “O Walmor era um ator para todas as ocasiões e trouxe uma modificação na vida teatral”. “Não cheguei a me isolar como o Walmor, mas eu parti para outra região, a outro lugar, para não me submeter a essa mediocridade”, criticou, referindo-se ao teatro atualmente. “Fico desolado”, disse. “Era uma figura emblemática (...). Vi grandes espetáculos com ele.(...) Não entendo que um homem que viveu como ele viveu possa ter chegado ao final da vida amargurado.”
Tony Ramos, ator, à Globo News - “Deixou meio sem chão. Só quero lembrar desse grande ator. Minha primeira novela na TV Tupi era com ele. Um dos maiores atores da história brasileira. Levei um susto com a notícia, parece um filme passando em nossas mentes.”
Lucélia Santos, atriz, à Globo News -  “Estou muito emocionada. O que eu posso dizer é que como atriz e como colega de trabalho sempre considerei o Walmor um dos melhores atores do Brasil e do mundo e um dos melhores amigos da minha vida inteira. Eu convivi muito com Walmor, na televisão, no teatro e a vida inteira.”
Aguinaldo Silva, autor, no Twitter - "Não dá pra escrever nem dizer nada: só adeus Walmor. Sem você a gente fica mais pobre e sem razão. Boa noite meu príncipe, vai com Deus."
José de Abreu, ator, no Twitter: "Walmor Chagas. Grande sujeito. Me ensinou muito pra fazer o filme A INTRUSA que me deu premio em Gramado e me trouxe pra Globo. Meu primeiro reveillon no Rio foi na casa do Walmor, em S Conrado. O cozinheiro era também bailarino, foi o primeiro Chef do Guimas.”
Glória Perez, autora de novelas, no Twitter: " :-( RT @anabeatrizpsi: Ficamos mais órfãos ! Walmor Chagas morre aos 82 anos - http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2013/01/walmor-chagas-morre-aos-82-anos.html … via @g1"
Priscila Fantin, atriz, no Twitter: "Tchau Walmor! O céu vai ter histórias incríveis para ouvir!! Paz!"
Serginho Groisman, apresentador, no Twitter: "Tive a oportunidade de ver Walmor Chagas no palco. Amava o teatro e sabia sim o significado de ser um grande ator."
Suzana Pires, atriz, no Twitter: "Muito triste com a morte do grande Walmor Chagas. Um dos maiores atores desse país. #triste"
Leo Jaime, músico, no Twitter: "O grande ator!"
Marcelo Serrado, ator, no Twitter: "Grande ator , um dos maiores do nosso pais se foi hoje! Beijo, Walmor Chagas!!!"


G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.