segunda-feira, 2 de julho de 2012

Rasantes de caças quebram vidros do STF. Veja

Incrível - Mirage da FAB dá rasante na Praça dos Três Poderes e quebra fachada de vidro do STF
Aeronaves da FAB quebram vidros do Supremo Tribunal Federal

 Durante cerimônica de troca da bandeira na Praça dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios, jatos da Força Aérea Brasileira deram um rasante que destruiu os vidros do prédio do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. O fato ocorreu neste domingo (1º).

Na solenidade de troca da bandeira na Praça dos Três Poderes de 01.07.2012 dois aviões de caça da FAB deram um rasante e ultrapassaram a barreira do som, quebrando todos os vidros da fachada do STF. 

Há um tempo atras passou na Discovery Channel que era impossivel quebrar um vidro com um avião supersonico. Isso mostra que nem os mais respeitados canais de tv podemos acreditar, imaginas nas TV's brasileira!

Piloto da FAB que provocou acidente nas fachadas do STF e do Palácio do Planalto é afastado

Segundo comunicado oficial, um dos pilotos excedeu a velocidade adequada para a demonstração, chegando a 1.100 quilômetros por hora


O Comando da Aeronáutica afastou nesta segunda-feira (2) o piloto responsável pela manobra que danificou a estrutura dos prédios do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto do último domingo (1º).

Dois caças Mirage faziam demonstrações com voos rasantes durante a troca da Bandeira Nacional e provocaram uma onda de choque que atingiu os prédios públicos. O STF e o Palácio do Planalto ficam ao lado do Pavilhão Nacional, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Segundo comunicado oficial, um dos pilotos excedeu a velocidade adequada para a demonstração, chegando a 1.100 quilômetros por hora. O limite de velocidade para esse tipo de apresentação é abaixo de mil quilômetros por hora. “O piloto está temporariamente afastado das atividades aéreas, irá passar por uma avaliação operacional e poderá sofrer sanções”, diz a nota. Ainda segundo a FAB, a altitude mínima para manobras foi respeitada e não houve risco de acidente.

O Comando da Aeronáutica está em contato com pessoas e instituições para reparar danos causados, que só no STF foram R$ 35 mil. Pessoas ainda não contactadas que sofreram prejuízos podem acionar o órgão pelo email ouvidoria.comar6@fab.mil.br informando nome, endereço, telefone e uma breve descrição do ocorrido.
AGÊNCIA BRASIL

O STF (Supremo Tribunal Federal) calculou hoje prejuízo de R$ 35 mil com o acidente envolvendo dois caças Mirage da Força Aérea Brasileira (FAB). Os aviões faziam demonstrações com voos rasantes durante a troca da Bandeira Nacional e provocaram uma onda de choque nos vidros do STF, que fica ao lado do pavilhão na Praça dos Três Poderes. As informações são da Agência Brasil.

Segundo o STF, 65 vidros grandes e vários pequenos quebraram após a manobra, totalizando 320 metros quadrados. Os reparos vão começar amanhã, realizados pela empresa que já presta serviço de manutenção para o STF e devem ser concluídos entre 10 e 15 dias. A FAB irá arcar com as despesas.

O presidente do STF, Carlos Ayres Britto, está despachando em seu gabinete no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), orgão que também preside. O gabinete da Presidência do STF, situado no terceiro e último andar do prédio principal da Suprema Corte, ficou bastante danificado após o acidente.

O STF entrou em recesso na última sexta-feira e, por isso, o dia a dia da Corte não deve ficar tão comprometido com a reposição dos vidros. O prédio do STF é considerado uma das obras-primas do arquiteto Oscar Niemeyer. Como todas as construções que formam a Praça dos Três Poderes, integra a lista de itens que fazem de Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1987.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.