quinta-feira, 14 de junho de 2012

Apóstolo São Pedro. Biografia concisa

São Pedro (São Pedro Apóstolo)
Nomes
Simão
São Pedro
Papa Pedro
Apóstolo Pedro

Datas:
Nascimento:?
Faleceu: c. 68
Dia de Festa: 29 de junho

Biografia:
São Pedro é uma figura importante no cristianismo em geral e no catolicismo romano especificamente. Para todos os cristãos, ele é considerado como um dos principais discípulos de Jesus. Para os católicos romanos, a tradição diz que Pedro foi o primeiro bispo de Roma e, portanto, também o primeiro papa, assim, em teoria, estabeleceu-se uma linha ininterrupta entre a liderança católica atual e os discípulos escolhidos pessoalmente por Jesus.

De acordo com os evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos, e Lucas), Pedro era originalmente um pescador da aldeia chamada Cafarnaum, chamado Simão, e foi o primeiro escolhido por Jesus para ser um discípulo. Jesus escolheu os nomes de Cefas (ou Pedro), que significa "rocha" como um nome simbólico para este primeiro de seus seguidores. Cafarnaum se tornaria um importante centro do ministério de Jesus - os Evangelhos descrevem ter voltado ali muitas vezes.

Ao contrário dos outros discípulos na igreja primitiva, Pedro não parece ter ficado em Jerusalém. Apesar de seu estado aparentemente importante lá, ele viajou por todo o império e acabou em cima, em Roma. Infelizmente, nada realmente se sabe sobre o seu tempo por lá. O líder Clemente Romano registrou as suas provações e registros de Eusébio diz que ele teria sido crucificado. Nada disso é atestada por qualquer fonte externa e é tudo o que temos.

Segundo a tradição, Pedro estabeleceu a linha dos papas em Roma. Na realidade, o episcopado monárquico de decisão de um único bispo da diocese não parecem ter desenvolvido até o segundo século. Antes disso - e, portanto, durante o tempo que Pedro esteve vivo - a igreja romana era controlada por um corpo de presbíteros-bispos que trabalharam juntos.



Oração católica a São Pedro - Guardião das Chaves do Céu - (29 de junho) 
 Gloriosíssimo São Pedro, creio que vós sois o fundamento da igreja, o pastor universal de todos os fiéis, o depositário das chaves do céu, o verdadeiro vigário de Jesus Cristo; e eu me glorio de ser vossa ovelha, vosso súdito e filho. Uma graça vos peço com toda a minha alma; guardai-me sempre unido a vós e fazei que antes me seja arrancado do peito o coração do que o amor e plena submissão que vos devo nos vossos sucessores, os Pontífices Romanos. Viva e morra como filho vosso e filho da Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana. Assim seja.

 Leia mais sobre São Pedro: wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.