terça-feira, 15 de maio de 2012

A verdadeira drenagem linfática

O sistema linfático é projetado para se livrar das toxinas do corpo. Manter este sistema em boas condições de funcionamento ajudará inibindo a inflamação, pré e pós cirurgia e para curar mais rápido, o envelhecimento da face, problemas de aquênios, lentidão e cansaço e muito, muito mais.

 A verdadeira drenagem linfática

Muitas mulheres se deitam na maca da drenagem em busca dos benefícios “incríveis” que as amigas descrevem. Mas a maioria quer resultados imediatos, em poucas sessões. Ou então se frustra com a técnica de forma mais “turbinada”, cheia de pressão, que algumas estéticas oferecem.

Mas a verdadeira drenagem linfática, criada na década de 30, desmistifica tudo isso. Primeiro, é preciso fechar um pacote de pelo menos cinco sessões para sentir como ela reorganiza o sistema linfático. A técnica deve ser feita no mínimo duas vezes e no máximo três vezes na semana, para que o corpo tenha tempo para descansar e liberar toda linfa, com um dia de descanso entre as sessões.

A freqüência é importante (não é golpe comercial!), porque a linfa, que fica na camada superficial da pele, só é estimulada dessa forma, de acordo com a dermatologista Sandra Maria Bitencourt Miranda, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (ES). Assim, o líquido excedente e as toxinas escoam pelos gânglios linfáticos, e vão embora através da urina.

Outro mito: drenagem não pode ser “turbinada”, pois exige movimentos suaves. Não é preciso pressão para manobrá-la. Não dói, nem deixa ninguém roxa, de acordo com a esteticista Sandra Tannure, que trabalha há anos com o método. Na verdade, ela pode até ser feita por aparelhos - mas feita com as mãos, a técnica é muito superior à elétrica.

Os benefícios vêm com o tempo. “Vejo primeiro vantagens na saúde, depois, na beleza”, enumera Sandra Tannure. Por essas razões, ela aconselha quem vai percebendo os sinais da idade a fazer drenagem. “O método melhora muito a circulação sangüínea. O corpo todo ganha mais vida”. Sandra também diz que a técnica alivia a TPM, inchaços da gravidez e períodos pós-cirúrgicos.

POLÊMICA 

O mais polêmico, entretanto, é que o método não tem benefícios comprovados cientificamente, segundo Sandra Bitencourt. Mas até a médica garante que, na prática, a drenagem é infalível. “Talvez seja uma das melhores formas de se livrar da celulite em estágio inicial”, arrisca. É que a celulite começa sempre com retenção de líquido - sem a devida nutrição, o tecido endurece e forma nódulos. A drenagem interrompe esse ciclo, fazendo o organismo fluir, livre e muito mais leve.

Alívio imediato para tensões e celulites
A profissão de Luciene Alvarenga, 34, é complicada e causa retenção de líquidos. A fase mais tensa do ano é lidar com o Leão. Não, Luciene não é domadora. “Quando chega essa temporada de Imposto de Renda fico tensa”, diz ela, que é contadora. Então, há 8 anos, fez regularmente drenagem linfática. E ela tem certeza: além de sentir seu organismo mais leve, os efeitos terapêuticos são maravilhosos. “É tudo de melhor. Cuido da celulite e da gordurinha localizada e ainda relaxo”.

Há pouco tempo, se deu ‘alta’ das sessões e sentiu a maior falta. “Agora que acabaram as declarações do imposto de renda, vou voltar. Quem faz duas sessões por semana já sente resultado em um mês. É muito bom, eu garanto”.

A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.