sexta-feira, 11 de maio de 2012

Pedra Azul, Domingos Martins - ES. Foto


Localizado no município de Domingos Martins, no estado do Espírito Santo, o Parque Estadual da Pedra Azul foi criado na década de 1990 com o intuito de proteger o seu rico conjunto de belezas naturais. O destaque vai para a Pedra Azul, que pode ser vista da BR-262, e da Pedra do Lagarto, formação de granito e gnaisse que fica a 1882 metros de altura. Pedra

Azul é um lugar para ser apreciado sem pressas. A natureza foi generosa com a região, de clima ameno e paisagens exuberantes. A montanha, que é o principal cartão postal de Domingos Martins, muda de cor de acordo com a posição do sol. Como se não bastassem as formações rochosas exóticas, a localidade ainda conta com uma variada quantidade de espécies vegetais e animais que enchem os olhos dos visitantes mais observadores. Na fauna local, destacam-se espécies como o macaco-prego, o tatu, o tamanduá-de-colete, a jaguatirica, o tucano, a araponga, o veado-catingueiro, o mão-pelada, o trinca-ferro e o sabiá; além de animais ameaçados de extinção como o sagui-da-serra, a onça-pintada e o barbado. A flora predominante na área do parque inclui a vegetação rupestre – que se desenvolve sobre as pedras –, e a Floresta Ombrófila Antimontana – matas influenciadas pelo alto regime das chuvas, localizadas acima dos 1500 metros de altitude. Destacam-se as orquídeas, as bromélias, os ingás, os cedros, as cássias, os ipês, as canjeranas, e vários tipos de canela. O parque possui três trilhos abertos ao público: Trilho do Lagarto, Trilho das Piscinas e Trilho da Pedra Azul. O acesso é controlado pelo IDAF - Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do estado do Espírito Santo. As visitas são feitas em grupos de pessoas, acompanhadas por guias e guardas florestais do próprio Parque. Conhecida como a cidade do verde, Domingos Martins é o município mais badalado da serra capixaba. A combinação das belezas do parque, da hospitalidade do povo e da arquitectura colonial confere um encanto especial à região, colonizada por imigrantes alemães e italianos.


Informação básica ClimaO clima da região é o tropical de altitude. A temperatura média anual gira em torno dos 18º C, com máximas de 28º C e mínimas de 8º C.


Eventos
Sommerfest 
É a Festa da Imigração Alemã, que acontece anualmente, sempre em Fevereiro, atraindo grande número de visitantes.
Dados da cidade Parque Estadual da Pedra Azul, Município de Domingos Martins
Estado: Espírito Santo
Região: Sudeste
População: 30 570 habitantes
DDD: (27)

Distâncias
Domingos Martins: 40 km
Vitória: 50 km
Guarapari: 68 km
Cachoeiro do Itapemirim: 136 km
Linhares: 188 km
Belo Horizonte: 454 km
Rio de Janeiro: 567 km
São Paulo: 1032 km
Salvador: 1202 km
Brasília: 1248 km

Hospedagem / Restaurantes

Ponto de apoio aos visitantes do parque, Domingos Martins possui grande variedade de acolhedores e encantadores locais para hospedagem e alimentação. Para saber mais informações


Como chegar

Via Aérea: o Aeroporto de Vitória – capital do estado, e distante apenas 50 km – recebe voos diários da maioria das capitais do país.


Via Rodoviária: Domingos Martins fica a apenas 50 km de Vitória, seguindo pela BR-262 no sentido Vitória - Belo Horizonte. A outra via de acesso à cidade é a BR-101. Serviços Centro de informações do Parque: +55 (27) 3248-1156
Câmara Municipal de Domingos Martins: +55 (27) 3268-1344
Terminal Rodoviário de Domingos Martins: +55 (27) 3268-1243
Aeroporto de Vitória: +55 (27) 3083.6300 / 3235.6300
Hospital: +55 (27) 3268-1499
Agências Bancárias: Domingos Martins possui agência do Banco do Brasil e da Caixa Económica Federal


Atrações

Trilhos
Do LagartoÉ uma caminhada de 480 metros; dali é possível contemplar o Caparaó e o Parque Estadual Forno Grande.

Das PiscinasTem 1200 metros. De lá se observam nove piscinas naturais escavadas pela acção das águas.

Da Pedra AzulPercorre 945 metros, permitindo ao visitante contacto directo durante o caminho com um paredão rochoso de 500 metros de altura.

Escalada da Pedra das Flores
Aqui o visitante tem contacto com as águas de belas piscinas naturais. O acesso é controlado pelo IDAF - Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado, visando a máxima preservação local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.