quarta-feira, 23 de maio de 2012

Passageiro é expulso de avião da companhia Trip Linhas Aéreas após dizer que não voaria com uma mulher pilotando

Passageiro é expulso de avião após dizer que não voaria com pilota

Após comentário, passageiro saiu do avião
escoltado. 
Foto: Elvans/vc repórter
Um passageiro foi expulso de um voo da companhia Trip Linhas Aéreas após dizer que não voaria com uma mulher pilotando o avião.

O caso ocorreu na noite de sexta-feira (18) no aeroporto Tancredo Neves, em Confins, região metropolitana de Belo Horizonte.
Segundo a empresa, a comandante do voo "convidou educadamente esse senhor a sair da aeronave".

O comentário do homem e o "convite" da pilota provocaram tumulto --os passageiros chegaram a vaiar o homem-- e atraso na decolagem do Embraer 190.

"Após o tumulto causado, a Polícia Federal escoltou o passageiro para as dependências do aeroporto e a companhia seguiu com a programação normal", afirmou a Trip, em nota.

O voo 5348 decolou para Palmas (TO), com escala em Goiânia (GO), com atraso de uma hora. Quando o tumulto começou, já havia um atraso de 15 minutos.

A Trip disse que todas as suas funcionárias "são devidamente treinadas e qualificadas para desempenhar suas funções" e que "não tolera comentários ou atitudes preconceituosas que constranjam seus funcionários ou passageiros, sob qualquer justificativa".

O nome do passageiro e da comandante não foram revelados pela empresa.


O presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Gelson Fochesato, lamentou o caso. "Temos mulheres pilotas há mais de 40 anos. Nunca houve nenhum tipo de discriminação ou questionamento a respeito disso. Esse passageiro chegou de Marte ontem e não sabe o que está fazendo. Nem empresa aérea de mundo árabe tem esse tipo de coisa. Nós repudiamos essa postura e incentivamos que mulheres venham a somar na aviação brasileira", afirma.

Segundo Fochesato, ao menos cem mulheres atuam como comandantes de voos no Brasil. "É um número relativamente alto e que tem crescido cada vez mais", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.