sábado, 19 de maio de 2012

Felicidade: não tente correr atrás dela



Felicidade: não tente correr atrás dela




Uma conquista material ou uma sensação que vem de momentos especiais? Um dos sentimentos mais perseguidos pela humanidade, a felicidade já virou até Proposta de Emenda Constitucional (PEC) - aprovada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, na última quarta-feira. O objetivo da PEC é incluir a busca da felicidade entre os direitos dos cidadãos. Mas, afinal, o que é ser feliz?

Para psicólogos, não é, necessariamente, alcançar aquilo que buscamos, seja um emprego público, um carro novo ou um amor. "Pelo contrário. A tendência é que quem diz ?eu vou ser feliz quando conseguir tal coisa? não seja feliz nunca, porque estará sempre insatisfeito e não enxerga aquilo que está acontecendo de feliz no momento", diz a psicóloga Penélope Zecchinelli Sampaio.

A especialista em Felicidade Angelita Scárdua, porém, esclarece que, para ser feliz, precisamos de algumas condições básicas, que seria o "bem-estar objetivo" previsto pela PEC. "Cabe ao Estado, de fato, garantir certas condições para que possamos ser felizes, como segurança, apoio, educação, saúde e determinadas condições materiais de vida", diz.

Mas se engana quem pensa que isso é o mais importante. "Pesquisas apontam que cerca de 90% da nossa felicidade está no bem-estar subjetivo, ou seja, vem da forma como nós valorizamos aquilo que somos ou fazemos", diz.

Como alerta a também psicóloga Renata Martins Quintas, "felicidade não é buscar por algo que ?tape? um buraco, que te complete, mas aprender a viver bem com o buraco aberto", resume. Para todas elas, garantir a felicidade como direito é apenas o primeiro passo. O segundo, quem dá, somos nós.

Direito está na raiz da sociedade ocidental

A defesa do direito à felicidade está na raiz da sociedade ocidental moderna. A Declaração de Independência dos Estados Unidos, de 1776, diz o seguinte: "Todos os homens são iguais, dotados pelo Criador de direitos inalienáveis como a vida, a liberdade e a busca da felicidade" - ou, em inglês, "life, liberty and pursuit of happiness". Esta é uma das frases mais famosas da Declaração de Independência norte-americana, de autoria de Thomas Jefferson e Benjamin Franklin, considerados os pais da pátria.

Felicidade Interna Bruta.
É um conceito que surgiu em 1972, no Butão (país no Himalaia), para questionar o cálculo do desenvolvimento de uma nação apenas pelo Produto Interno Bruto (PIB). Considera a felicidade como importante para a riqueza de um país

Sexo.
Uma pesquisa nos Estados Unidos feita usuários de iPhone revelou que "fazer amor" e "exercitar-se" são as atividades que mais trazem felicidade. As menos felizes são "dormir" e "trabalhar". A concentração, segundo a pesquisa, reduz a infelicidade (A GAZETA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.