quinta-feira, 3 de maio de 2012

Ejaculação precoce atinge 20% dos homens


Um em cada quatro homens brasileiros vivencia a ejaculação precoce, quadro no qual o indivíduo ejacula rapidamente (entre 30 segundos e 1 minuto, em média), sem que seja possível estabelecer um controle voluntário. A EP, como é chamada, é responsável por 40% das queixas feitas nos consultórios de terapia sexual.
A maioria dos pacientes é formada por homens casados ou com parceira fixa, declara o médico Evandro Cunha, do Hospital Urológico de Brasília. “Usualmente, eles levam cerca de quatro anos após os primeiros sintomas para procurar um especialista”, diz.

“Os homens em geral demoram em procurar ajuda por varias razões, alguns acham que a ejaculação rápida é sinal de virilidade, outros têm vergonha e existem aqueles que desconhecem como poderia ser de outra forma, pois não costumam conversar sobre isso com os amigos, até por receio de serem motivo de brincadeiras. E há também os que ‘culpam’ a parceira ou ao estresse momentâneo”, pontua Liliana Seger, doutora em psicologia clínica e especializada em sexualidade. Muitos homens procuram ajuda somente quando a parceira indica uma insatisfação, diz Liliana.
Categorias
Sem possibilidade de prevenção, essa alteração sexual – que afeta de maneira drástica a vida sexual e consequentemente a autoestima do homem – divide-se em duas categorias: a de origem primária, que pode ocorrer desde a primeira relação sexual na adolescência e é característica do indivíduo, porém passível de tratamento; e a de origem secundária, que é uma disfunção que pode ocorrer após o início de uma vida sexual normal, e que surge por algum motivo (trauma e estresse, por exemplo).
A secundária ainda pode ser dividida em outras duas formas: secundária situacional, ou seja, em algumas situações o indivíduo tem, em outras não – às vezes com uma parceira e não com outra, por exemplo – e a absoluta, que pode durar um longo período ou enquanto o problema físico ou emocional não for tratado.
Controle da ansiedade
Evandro Cunha esclarece que quadros de ansiedade e depressão também podem estar ligados à EP tanto de origem primária quanto secundária: “Caso o quadro se torne crônico, é essencial acompanhamento médico”. O tratamento em geral consiste na psicoterapia, podendo, de acordo com a resposta do paciente, ser complementada por medicamentos.
“Além disso, os tratamentos para EP inclui técnicas de terapia sexual de curta duração – em média 12 a 15 sessões – e exercícios para aprender a controlar a ejaculação e avaliar os aspectos geradores de ansiedade que estão presente nesses pacientes”, pontua Liliana, que lembra também que o problema não é complexo e nem excepcional.
“Homens que sofrem de EP não precisam ficar ainda mais ansiosos com esse tipo de diagnóstico: é algo que pode ocorrer com qualquer um, em qualquer momento da vida, tem tratamento e muitas vezes esse tratamento é rápido”, explica Liliana.
Fonte: oqueeutenho.uol.com.br

Causas Da Ejaculação Precoce

Pensamentos de muitos homens: “Como resolver os meus problemas de ejaculação precoce?” ou “Será que sofro de ejaculação precoce?” Saiba que a ejaculação precoce é das disfunções sexuais masculinas mais comuns. Este problema pode ser atribuído a problemas emocionais, stress, problemas de saúde, má qualidade de vida, ou más experiências.
Num casal, este assunto é por vezes considerado tabu e mantido em silêncio, levando a um afastamento emocional e físico cada vez maior. Este problema não torna nenhum homem, menos homem, e quanto mais tempo o adiar pior se tornará. Se mais homens admitissem este problema, e estivessem dispostos a falar sobre ele, seria mais fácil saberem que não estão sós nesse barco.

O Que É A Ejaculação Precoce?

Muitas vezes um homem não sabe o que deve considerar uma ejaculação precoce. Muitos homens, ocasionalmente, ejaculam mais rápido durante o acto sexual do que a parceira deseja. Desde que isso não aconteça com frequência, provavelmente não é motivo para preocupações. Contudo se esta situação acontecer frequentemente – ejacular mais rápido do que a sua parceira deseja – enquanto inicia a penetração, ou pouco tempo logo depois de a penetrar, é provável que sofra de ejaculação precoce. Estima-se que um em cada três homens sofra de algum nível de ejaculação precoce. Embora este problema tenha tratamento, muitos homens sentem-se embaraçados em falar sobe ele, não procurando tratamento.
A queixa é usualmente relatada em termos de tempo porque é a única maneira de medir. O assunto, contudo, é realmente sobre o controlo do processo da ejaculação: ejacular só quando se sente que se deseja fazer, ou seja voluntariamente. A maior parte dos homens leva menos de 3 minutos desde o tempo de penetração até à altura da ejaculação.
De acordo com a definição técnica, a ejaculação precoce ocorre antes de o homem desejar, ou seja, demasiado rápido, nos preliminares ou no início do coito, não satisfazendo a parceira. Isto usualmente leva à perda de uma erecção possível capaz de manter uma relação sexual. Este problema também é um pouco relativo, pois um homem pode sentir-se super orgulhoso por ter conseguido ter uma relação sexual de 10 minutos, enquanto este tempo pode ser frustrante para um outro homem.
De uma perspectiva evolutiva da espécie, é importante notar que na altura da pré-história, os homens que ejaculavam mais rápido seriam os que tinham mais probabilidade de conceber filhos. Por outras palavras, se fosse um homem das cavernas, e se viesse rápido, tinha muito mais hipóteses de engravidar a mulher e alargar a tribo. Do ponto de vista reprodutivo, a ejaculação precoce não é nenhum defeito. Durar mais tempo numa relação sexual não serve nenhuma função genética; não é algo de inato ao ser humano, é simplesmente algo que se treina.

Causas

Ainda se estão a tentar determinar exactamente quais as causas da ejaculação precoce; no entanto sabe-se que existem factores físicos e factores psicológicos responsáveis pela ejaculação precoce. Alguns médicos acreditam que as primeiras experiências sexuais podem estabelecer um padrão difícil de mudar mais tarde como:

Causas psicológicas

  • Situações em que o homem tenha de atingir rapidamente o orgasmo evitando ser descoberto;
  • Sentimentos de culpa que aumentam quando se tem uma relação sexual.

Outros factores que causam a ejaculação precoce

  • Disfunção eréctil, homens que sofrem de ansiedade para obter ou manter a sua erecção durante o coito, poderão formar um padrão de pressa para ejacular que pode ser difícil de mudar;
  • Ansiedade, muitos homens com ejaculação precoce também tem problemas de ansiedade, quer sobre assuntos do foro sexual, quer na vida em geral.

Causas biológicas

  • Níveis de hormonas anormais
  • Níveis anormais de químicos neurotransmissores
  • Problemas da tiróide
  • Inflamação ou infecção da próstata ou uretra
  • Genética

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.