quarta-feira, 23 de maio de 2012

Egoístas tendem a ter relacionamentos muito superficiais. Você é assim?

Egoístas tendem a ter relacionamentos muito superficiais. Você é assim?
egoísmoNinguém gosta de admitir, mas a maioria das pessoas já teve uma atitude de egoísta - querendo apenas para elas amigos, familiares, namorados, computador, doces. Mas o hábito de colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, desagrada e pode afetar os relacionamentos no trabalho, na escola e nas relações pessoais c
omo explica a psicóloga Ravenna Negromonte de Almeida.


Segundo a psicóloga, o egoísmo é um traço da
personalidade de um indivíduo que se caracteriza por hábito ou atitude de privilegiar seus interesses sempre, desconsiderando todas as pessoas envolvidas no cenário das relações.

"O primeiro pensamento é sempre saber se o outro na relação pode lhe ser útil de algu
"A família é o local onde aprendemos a amar e a cuidarmos uns dos outros com generosidade a partir do estabelecimento e definição do que é o outro. Quando isto falha, fica aberta a possibilidade de se potencializar essa característica de ser "egoísta" que é natural no desenvolvimento infantil onde a criança ainda não compreende que faz parte de uma sociedade"
ma forma, caso contrário é empobrecida de valor. Em contrapartida é uma pessoa que tem dificuldades no confiar por que ele atribui ao outro um comportamento similar. Tem uma tendência ao descontrole quando frustrado nos seus objetivos, ou seja, uma baixa tolerância a frustração", indica a psicóloga.

Tudo começa em casa. A família é o primeiro subsistema importante que recebe as pessoas no mundo, onde se encontra e vivencia os cuidados primordiais para existência. "É o local onde aprendemos a amar e a cuidar uns dos outros com generosidade a partir do estabelecimento e definição do que é o outro, limite, consequências, respeito entre outros valores. Quando isto falha, fica aberta a possibilidade de se potencializar essa característica de ser "egoísta" que é natural no desenvolvimento infantil onde a criança ainda não compreende que faz parte de uma sociedade", explica a especialista.

Como o egoísmo pode nos prejudicar? "No estabelecimento dos relacionamentos mais íntimos e duradouros de nossas vidas afetando diretamente uma dimensão muito preciosa que é a capacidade de perceber o outro como um legítimo em minha esfera de convivência. As bases, como amar, cuidar, ser generoso, etc. tornam-se unilateral, tipo, "venha a mim o vosso reino e nada para vós".

Ainda de acordo com Ravena, quando as pessoas passam a perceber o comportamento, se distanciam, mantendo o relacionamento apenas em bases mais objetais e superficiais. Para saber se você tem características egoístas, vejas dicas e identifique se está passando dos limites:

- Vem recebendo muito feedback sobre essa característica de pessoas de sua intimidade e profissional?
- Percebe que seus contatos sociais e profissionais têm sido muito superficiais?
- Você se vê muito desconfiado nos seus relacionamentos?
- Tem dificuldades severas em lidar com a frustração?

Se as repostas forem positivas, então, é hora de procurar ajuda. A psicoterapia é um dos caminhos possíveis pois ajuda no processo de autoconhecimento, identificação e mudança desses comportamentos disfuncionais.


Fonte: Gazeta Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.