sexta-feira, 4 de maio de 2012

É possível engravidar na menstruação?

É possível engravidar na menstruação? 

“É mais difícil. Mas, em medicina nada é impossível”, explica a ginecologista especializada em adolescentes Arlete Gianfaldoni, médica assistente do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). “E, em adolescentes, a chance de isso acontecer é maior”, afirma.

Confuso? A doutora explica. “Todos os meses, quando a mulher ovula, o útero se prepara para receber um bebê criando um ambiente gostoso e confortável. Para isso, ele cria o endométrio, uma camada que vai permitir que o embrião se fixe na parede do útero. Quando não ocorre fecundação, o organismo se livra dessa camada. A menstruação nada mais é que a descamação do endométrio, que é expelido pela vagina”, explica a médica.

Logo, quando você menstrua, não haveria como um ovo fertilizado grudar no útero. Mesmo que haja fecundação, o ovo seria expelido junto com a menstruação, certo? Certo, mas, como tudo na vida, há exceções. “Se a fecundação ocorrer no final do período menstrual, ou se o ciclo da menina for mais curto, quando ele chegar no útero a menstruação pode ter parado e o endométrio se recomposto”, alerta a ginecologista.

A possibilidade disso acontecer não é remota entre adolescentes e jovens mulheres. “A adolescente não ovula nem menstrua de forma regular. Não há como prever com segurança se ela está ou não em seu período fértil. E mesmo em mulheres adultas pode haver variação. É por isso que a tabelinha falha mais que 40% das vezes”, afirma Arlete.

Por isso, não esqueça: menstruação não é anticoncepcional. Quem quer fazer sexo com segurança precisa estar esperto. “Nos jovens há uma regra de ouro: sexo só com pelo menos dois métodos contraceptivos. A camisinha, sempre. E, ao lado, um anticoncepcional, como a pílula”, orienta a médica. [Fonte: globo.com]


Menstruação é a eliminação de sangue e tecidos de dentro do útero que saem pela vagina, e que acontece periodicamente durante uma etapa da vida da mulher.

Ao aproximar-se da primeira menstruação, a adolescente vai abandonando o corpo de criança e ganhando um corpo de adulto.

O período reprodutivo da mulher se estende desde o início dos ciclos menstruais, em torno dos treze anos (dos nove aos quinze anos), até o início da menopausa, quando desaparecem as menstruações. Essa idade é muito variável para cada mulher, mas em média ocorre entre os quarenta e cinco e os cinqüenta anos.

Os ovários, na época do nascimento da menina, devem trazer mais de 100.000 (cem mil) óvulos imaturos. A eliminação de cada um se faz uma só vez por mês, na época da primeira menstruação (menarca).

A ovulação é o processo pelo qual o óvulo é liberado. Nos ovários há grupos de células, os folículos, no interior dos quais se encontram os óvulos imaturos. À medida que o folículo amadurece, cresce em tamanho e se aproxima da superfície do ovário.Aproximadamente na metade do ciclo chamado ciclo sexual ou menstrual, libera-se um óvulo. O óvulo libertado do folículo maduro cai na trompa, e no seu interior é conduzido até o útero. Nesse trajeto o óvulo sobrevive em torno de seis a vinte e quatro horas, enquanto é transportado. Esse período é chamado fértil, pois é o momento propício para a fecundação.

Os espermatozóides depositados junto ao colo do útero com o líquido espermático, onde podem sobreviver de trinta a quarenta e oito horas, nadam através do muco cervical e procuram o óvulo que está na trompa. Quando o encontram, um deles consegue penetrar no seu interior, formando o ovo. O ovo assim formado é conduzido até o corpo do útero, onde faz sua implantação (nidação), isto é, prende-se ao endométrio.Aí, então, multiplica e aperfeiçoa suas células, dando origem ao feto.

Se não houver fecundação, o óvulo cai no útero e é eliminado para o exterior. Com isso, após alguns dias, o endométrio, desnecessário para a manutenção de uma gravidez que não ocorreu, é eliminado através da menstruação (sangue e tecido endometrial inútil).

Assim, o ciclo menstrual se inicia no primeiro dia da menstruação e finaliza em torno de vinte e oito dias depois (vinte e seis a trinta e dois dias), com o início de novo fluxo menstrual. Em torno do décimo quarto dia ocorre a ovulação. Esta, entretanto, pode suceder em praticamente qualquer dia do ciclo por estímulos ambientais, emocionais, atividade sexual etc., o que pode modificar totalmente a previsão dos dias férteis e da probabilidade de uma fecundação.

De uma maneira geral, costuma-se dizer que uma mulher é fértil entre o décimo e o décimo-oitavo dia do ciclo por ser mais provável a ovulação e a manutenção do óvulo por algum tempo nessa fase. Há várias formas de se saber o dia da ovulação. Um dos métodos é o controle da temperatura basal; o outro é através da verificação do muco cervical.

Freqüentemente, os primeiros ciclos menstruais são anovulatórios (sem ovulação), sendo o sangramento resultante de uma descamação do endométrio. Estes podem ser muito irregulares, com quantidade e duração de fluxo variando de ciclo para ciclo. Intervalos de quatro, cinco ou seis meses são comuns nesta fase.

Nos últimos anos a idade da menarca vem acontecendo cada vez mais precocemente. A hereditariedade tem um papel importante na menarca. Também influenciam a raça, o clima, fatores nutricionais e sócio-econômicos, exercícios físicos, stress e doenças crônicas.

Controle hormonal do ciclo reprodutivo feminino

Em termos bem simples, o ciclo reprodutivo feminino requer cerca de vinte e oito dias para a preparação e libertação de um óvulo bem no meio do ciclo, a formação de um ambiente de apoio ao óvulo fecundado por parte do útero (endométrio) ou, no final do ciclo, não havendo concepção, a descarga uterina de sangue e tecido endometrial (menstruação).

Os dois hormônios que causam e sincronizam o ciclo feminino são o estrógeno e a progesterona. O estrógeno é produzido com o amadurecimento do folículo de Graaf, estrutura do ovário que contém o óvulo imaturo. A progesterona é produzida em pequenas quantidades pelo ovário, antes da ovulação, e a seguir em maiores quantidades, após a ovulação, pelo corpo lúteo (a massa glandular formada pelo folículo maduro depois da descarga do óvulo). O corpo lúteo também produz estrógenos.

O nível de ambos os hormônios ovarianos é controlado por outros hormônios produzidos no cérebro. São os chamados fatores de liberação, que se originam na região hipotalâmica e transmitem sinais à hipófise, situada na base do cérebro. Esta, por sua vez, transmite sinais hormonais aos ovários, que reagem aumentando ou diminuindo a produção de estrógeno ou progesterona. Os fatores que induzem o hipotálamo a fazer esta liberação pela primeira vez são desconhecidos.

Durante os ciclos de mulheres não grávidas, os níveis de estrógeno e progesterona variam consideravelmente de um dia para outro. Ocorrendo a concepção, o estrógeno e a progesterona continuam sendo produzidos em muito maiores proporções sem as elevações cíclicas, prevenindo assim o prosseguimento das ovulações.

A ação fundamental do estrógeno é ajudar a ritmar os fatores de liberação do hipotálamo, facilitando o crescimento e o amadurecimento do óvulo no ovário e estimulando o desenvolvimento do endométrio.

A ação fundamental da progesterona é conter, e de fato contrariar, os sinais do hipotálamo e prevenir que o óvulo se liberte prematuramente do ovário. É também fator adicional de estímulo ao desenvolvimento do endométrio.

Compreende-se facilmente, portanto, que durante a gravidez não haja menstruação, pois os ciclos se interrompem pelos elevados níveis hormonais que não permitem a ovulação. Podem ocorrer pequenas perdas sanguíneas, e por vezes cólicas, que fazem supor ciclos menstruais. Esta é uma das causas de erros no cálculo da idade gestacional; são as chamadas falsas menstruações.

Torna-se fácil compreender também por que, ao final de um ciclo que não resultou em gravidez, a descarga menstrual seja ocasionada por uma súbita mudança nos níveis de produção de hormônios ovarianos (estrógeno e progesterona).


Autor: R onaldo P agnoncelli e L eanise S aute - Centro de Estudo e Pesquisa em Adolescência-CENESPA


Site: Espaço Jovem/ Sala de Leitura



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.