sexta-feira, 11 de maio de 2012

Distúrbios do sono exigem atenção, diz especialista

Distúrbios do sono exigem atenção, diz especialista de Uberlândia, MG
'Sono regular previne doenças', afirma neurologista.
É importante cuidar bem do sono e seguir algumas dicas antes de dormir.

Não é de hoje que peculiaridades na hora de dormir são relatadas. E quando algo interfere no sono, as atividades diárias se tornam menos produtivas. Diversos distúrbios do sono atingem homens e mulheres de idades diferentes e muitas vezes necessitam de tratamento. O neurologista e especialista em Medicina do Sono, Vinicius Vasconcelos Teodoro, trabalha em uma clínica especializada em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e ressaltou que é importante cuidar bem do sono e seguir algumas dicas antes de dormir, além disso, é preciso estar atento a alguns fatores que caracterizam distúrbios e requerem tratamento médico. “Quando há roncos, paradas respiratórias durante o sono, insônia persistente ou sonolência excessiva diurna pode ser sinal de caso para tratamento clínico”, ressaltou.

Vinicius alertou também para as doenças que podem surgir devido ao sono irregular. “Noites mal dormidas podem produzir sintomas de esquecimento, irritação, dor de cabeça e favorecer o surgimento de diabetes, hipertensão arterial e é, ainda, um fator de risco para um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou infarto do coração”, disse.

O professor universitário Marlon Wender disse que dorme de quatro a seis horas por noite e que recorre a remédios naturais quando está sem sono. “Quando durmo pouco e meu rendimento cai, principalmente depois do almoço, costumo tomar algum energético”, disse.

A economiária Janaína Torres Valadares contou que dorme em média seis horas por noite e que, quando sofre alguma interferência neste processo, percebe mudanças nas atividades rotineiras. “Fico com o humor alterado, perco o apetite e me sinto agitada quando durmo mal, mas meu organismo já se acostumou eu acho. Tomo café várias vezes para me manter alerta durante o dia. Quando preciso dormir e não consigo recorro a algum remédio para insônia”, contou.

De acordo com o neurologista, remédios naturais não têm contraindicação. Por outro lado, deve-se evitar o uso continuo daqueles que não são. Vinícius também não recomenda o uso exagerado de energéticos. “É contra a nossa natureza e estes estimulantes podem aumentar a pressão arterial e tirar a atenção. O ideal é que produtos naturais que contenham cafeína, como café ou chá mate, sejam utilizados moderadamente quando o intuito é ficar acordado”, disse.

Ainda segundo Vinícius, são recomendadas de sete a nove horas de sono por noite e o simples ato de dormir deve ser o resultado de um trabalho cuidadoso. “O sono é um hábito que deve ser constantemente cultivado, por isso devemos seguir uma rotina, como dormir e acordar sempre nos mesmos horários, evitar claridade, barulho e um ambiente nem muito quente ou muito frio no quarto”, disse.

O tratamento
O tratamento para ter um bom sono varia de acordo com cada paciente, conforme o especialista. O uso mais comum é de um pequeno compressor de ar que se conecta a uma máscara ajustada ao nariz do paciente e previne a obstrução da garganta durante o sono e reestabelece o sono normal ao indivíduo. Em alguns casos é necessário que seja realizado algum tipo de cirurgia no nariz ou na garganta.

O neurologista explicou, também, que alguns tipos de distúrbios quando tratados, obtêm na maioria das vezes resultados positivos. “Muitos pacientes que têm apneia começam a dormir bem com o tratamento. Nota-se também a perda da sonolência, do esquecimento, dores cabeça, controle da pressão arterial e até diabetes”, disse.
(G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.