sexta-feira, 11 de maio de 2012

Sabiá-laranjeira, uma maravilha da natureza, um encanto de canto


Vídeo: Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) cantando
sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris), também conhecido como sabiá amarelo ou de peito roxo, tornou-se em 2002 a ave-símbolo do Brasil (já era ave-símbolo do estado de  São Paulo desde 22 de setembro de 1966) por sua imensa popularidade no país, citada por diversos poetas como o pássaro que canta na estação do amor ou seja, primavera. Mede aproximadamente 25 centímetros, tendo plumagem vermelho-ferrugem no ventre, levemente alaranjado, sendo o restante do corpo de cor parda, com bico amarelo-escuro.
É ave de canto muito apreciado, que se assemelha ao som de uma flauta. Canta principalmente ao alvorecer e à tarde. O canto serve para demarcar território e, no caso dos machos, para atrair a fêmea.

Não há dimorfismo sexual, pois, ambos são iguais e a fêmea também canta, mas numa frequência bem menor que o macho.
O canto do Sabiá é parcialmente aprendido, havendo linhagens geográficas de tipos de canto, e se a ave conviver desde pequena com outras espécies, pode ser influenciada pelo canto delas e passar a ter um canto "impuro".

Na natureza, é encontrado em casais e grupos familiares quando em proceso de criação.É ave de ambientes abertos, preferindo viver em bordas de matas, pomares, capoeiras, entorno de estradas, praças e quintais, sempre por perto de água abundante. É um pássaro territorial: demarca uma área geográfica quando está em processo de reprodução e não aceita a presença de outras aves da espécie. O sabiá-laranjeira vive em torno de 30 anos.
Sua nutrição se compõe basicamente de insetos, larvas, minhocas, e frutas maduras, incluindo frutas cultivadas como o mamão,a Laranja e Abacate. É uma ave que convive bem com ambientes modificados pelo homem, seja no campo ou na cidade, desde que tenha oportunidades de encontrar abrigo e alimento. Pode inclusive fazer seu ninho - uma tigela profunda de argila e folhas secas - em beirais de telhados.
No Brasil podem ser encontradas outras espécies de sabiá, tais como: Sabiá-una; Sabiá-pardo; Sabiá-branco; Sabiá-coleira.
Sabiá-Laranjeira
Manuela Musitano

Desde o decreto assinado pelo ex-presidente da república Fernando Henrique Cardoso, em 2002, o sabiá-laranjeira se tornou o símbolo da nação. Bem antes disso, ainda no século XIX, o poeta Gonçalves Dias declarava a diversidade do canto do sabiá no poema Canção do Exílio, onde dizia “Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá; as aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá”.

O pequeno animal de menos de 25 centímetros de tamanho, ganhou até um dia para ser celebrado, a mesma data em que se comemora o Dia da Ave, dia 5 de outubro. De dieta farta e pouco específica, ele pode ser encontrado tanto no chão, procurando por vermes e minhocas, quanto em árvores frutíferas, como um mamoeiro ou uma amoreira. A cor da sua plumagem é a mesma para exemplares masculinos e femininos: a barriga em vermelho-ferrugem, as costas e asas acinzentadas, podendo variar de tom, e o bico amarelado.
De vida longa comparada a outras aves, o sabiá-laranjeira pode durar entre 25 e 30 anos. É comum que alguns bandos emigrem no inverno, retornando ao seu lugar de origem quando as temperaturas começam a aumentar. Seu período de acasalamento coincide com o da volta, emitindo seu primeiro canto de atração da fêmea e expulsão de outros machos de seu território com a chegada da primavera, antes mesmo do dia amanhecer. A época em que está mais propenso a achar uma companheira é entre os meses de setembro e janeiro.
No período de reprodução, os sabiás procuram uma fêmea para fixarem suas moradas e prepararem seus ninhos, feitos basicamente de gravetos e folhas finas, chegando a ser reforçado por barro quando necessário. Um casal tem uma média de dois filhotes por ninhada, chegando a ter seis filhotes por ano. Os ovos são chocados por 13 dias e os filhotes permanecem no ninho até completarem 35 dias. Tanto a fêmea quanto o macho são responsáveis pela alimentação das crias.

O que destaca o sabiá-laranjeira das outras aves é o seu canto, que se assemelha ao de uma flauta tocada melodiosamente. O interessante é que a vocalização monótona do sabiá-laranjeira é uma espécie de dialeto, com notas e repetições específicas; e dependendo do local onde esteja cantando, pode ser escutado a uma distância de até um quilômetro. Muitos chegam a repetir a melodia por dois minutos sem parar. Quando se fala em sabiá com canto imperfeito, estão se referindo ao pássaro que conviveu desde pequeno com outras espécies e, por isso, acaba adaptando seu canto aos dos outros.

Na natureza, pode ser encontrado em todo território brasileiro, em matas, parques e até quintais de grandes centros urbanos, como o Rio de Janeiro, se houver alguma arborização, com exceção da região da floresta amazônica.
Pode-se dizer que o sabiá-laranjeira é um pássaro fiel, depois que encontra sua companheira, prefere abandonar o bando e viver em seu ninho com as crias e voar com a fêmea. Além de sua beleza física e a melodia de seu canto, o sabiá-laranjeira também ajuda o ser humano de outra maneira, cuspindo as sementes dos pequenos frutos que servem de alimento e, assim, disseminando espontaneamente as espécies vegetais por onde passa. Depois de ler tudo isso, você ficou curioso para ouvir o canto dele? 
Clique aqui:

Fontes (reprodução do texto): invivo.fiocruz.br e  wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.