sexta-feira, 6 de abril de 2012

Vulcão Nevado del Ruiz pode entrar em erupção


Vulcão Nevado del Ruiz pode entrar em erupção
A região onde está o vulcão, no oeste da Colômbia, teve um aumento na atividade sísmica desde meados de fevereiro

O vulcão Nevado del Ruiz passou a emitir umacoluna de
vapor e por isso está sendo monitoradopor especialistas
Geólogos da Colômbia estão monitorando com atenção o vulcão Nevado del Ruiz, que passou a emitir uma coluna de vapor. A região onde está o vulcão, no oeste da Colômbia, teve um aumento na atividade sísmica desde meados de fevereiro. Até agora as autoridades não ordenaram a retirada de moradores de cidades próximas à montanha, informou a Direção Nacional para a Gestão de Riscos. Mesmo assim, os geólogos já classificam a atividade sísmica no Nevado del Ruiz em nível laranja, ou II, o que indica uma "erupção possível no prazo de dias ou de semanas".

"O acompanhamento da atividade superficial no Nevado del Ruiz permitiu constatar a emissão contínua de gases e vapor de uma coluna de cor branca, que tomou a direção norte ocidental da montanha, com forte cheiro de enxofre", reportou a Ingeominas, um instituto local de geologia.

O Nevado del Ruiz, que fica na divisa dos departamentos (Estados) de Caldas e Tolima, no oeste colombiano, tem 5.321 metros de altura. O sistema de alertas contra erupções na Colômbia foi criado após 1985, quando uma devastadora erupção do Nevado del Ruiz matou 25 mil pessoas e destruiu a cidade de Armero.


Um sobrevôo em 8 de Março revelou uma intensa vapor da cratera principal e à presença de cinzas na cúpula glaciar, a borda da cratera e nos flancos orientais do vulcão, provavelmente das explosões freáticas relatado anteriormente desde 22 Fevereiro. A nuvem de vapor atingiu um expressivos 1400 m (4.500 pés) de altura.

Além disso, uma anomalia térmica pode ser identificada na cratera e níveis de emissão de SO2, bem como a atividade sísmica com sinais de tremor aumentaram. Tudo isso acrescenta para a probabilidade de uma nova erupção do vulcão, que, durante sua erupção infame de 1985, matou cerca de 30.000 pessoas por uma avalanche mortal na aldeia de Armero.

Com uma elevação de cúpula 5.389 m (mais de 17.500 pés), Nevado del Ruiz é o maior dos vulcões da Colômbia. Mesmo que está localizado a apenas ~ 500 km do equador da Terra, a sua cimeira está coberta com aproximadamente 25 quilômetros quadrados de neve e gelo. Seu nome, Nevado, significa "coberto de neve". Durante as explosões vulcânicas de 1595, 1845 e 1985, grandes volumes de água de degelo foram obtidos a partir de fusão do gelo por fluxos piroclásticos quentes em erupção no cume. Sua cratera principal, Arenas, fica perto da borda do nordeste do bloco de gelo. Porque todas as três erupções recentes foram da cratera Arenas, não é surpreendente que os avalanches resultantes invadiram os vales irradiando o nordeste da cimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.