quarta-feira, 21 de março de 2012

Calvície atinge uma em cada 4 mulheres

Calvície atinge uma em cada 4 mulheres. Causas frequentes são genética, estresse, anemia e alimentação não balanceada
foto: Divulgação
A perda de cabelos pode ser um alerta para outro problema de saúde, como alteração na tireoide

Sexos

50% das mulheres:
Essa é a porcentagem das mulheres acima de 40 anos que têm calvície

70% dos homens: Essa é a porcentagem de homens acima dos 40 anos que sofrem do mal


O tempo passa, você se olha no espelho e percebe que os cabelos estão ficando mais ralos. Ou pior: um dia, você se dá conta de que está ficando careca. Mas não ache que isso é um problema só seu.

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar mostrou que 25% das mulheres brasileiras (uma em cada quatro) entre 35 e 40 anos sofrem com algum grau de calvície. E mais: acima dessa idade, a porcentagem sobre para 50%.

Entre os homens, a incidência é ainda maior. Especialistas estimam que 60 a 70% deles sejam afetados pela queda de cabelo.

A dermatologista Alessandra de Melo explica que existem diversas causas para o problema.

A principal delas – que não pode ser evitada – é a genética. Mas mesmo se você não tem um pai careca, isso não quer dizer que não tenha chances de ter o problema (dê uma olhadinha nos seus tios por parte de mãe).


"Nesses casos, não há como prevenir. Mas é possível cuidar. O tratamento deve ser feito durante toda a vida", observa a médica.

Outros fatores que podem causar a queda de cabelo são problemas de anemia ou de funcionamento da tireoide. Nesses casos, a médica explica que é preciso fazer o diagnóstico e tratar a causa do problema com medicamentos. "Normalmente, isso é feito com medicamentos orais e tratamentos tópicos associados", explica Alessandra.

O estresse também é inimigo dos cabelos. Ele pode causar queda em pontos específicos.

Alimentação
A falta de uma alimentação balanceada é outro grande vilão dos cabelos. Isso ocorre porque proteínas, vitaminas e ferro são essenciais para a saúde do fio. Então, fazer sempre um prato colorido, com todos os nutrientes necessários, é uma maneira de prevenir o problema.

As causas
Genética
Calvície hereditária: a queda de cabelos pode ser herdada, tanto pelo lado paterno quanto materno. O aparecimento começa geralmente na adolescência e, se for diagnosticado cedo, pode ser tratado e amenizado. Normalmente, as mulheres apresentam cabelos ralos e não ficam completamente calvas

Anemia
Falta de ferro: a anemia – que pode ser causada pela redução da ingestão ou da absorção de ferro, ou pela sua perda excessiva pelo sangue – pode causar queda de cabelo. A deficiência de ferro pode ser diagnosticada por meio de exames de sangue e corrigida com medicamentos

Má alimentação
Poucas proteínas e vitaminas: Pessoas que não têm uma dieta balanceada, rica em todos os nutrientes, têm mais chance de ter perda de fios

Medicamentos
Efeitos colaterais: alguns remédios podem ter a queda de cabelos temporária como efeito colateral. Tratamentos de câncer, como quimioterapia e radioterapia, também

Distúrbios da tireoide
Hormônios: o aumento ou diminuição da produção de hormônios pela tireoide (hiper ou hipotireoidismo) podem causar queda de cabelo. Com tratamento é possível amenizar a queda

Estresse
Queda localizada: momentos de estresse podem levar à calvície. Normalmente, os fios caem em apenas uma área

Autor: Lorena Fafá (A Gazeta0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.