Inovador transplante de múltiplos órgãos salva menina, 9, após tumor "monstro" devora seis de seus órgãos
Alannah, retratada aqui com sua avó Debi Skolas, recuperando no hospital, agora é capaz de comer graças ao transplante bem-sucedido de seis órgãos
Quando um tumor raro e implacável devora seis dos principais órgãos de Alannah Shevenell de nove anos de idade, suas chances de sobrevivência parecia mínimas.
A preocupação com a sua vida como o tumor crescendo rápido aproximou seu coração e colocou pressão sobre seu esôfago tornando impossível para ela comer.
A quimioterapia e a cirurgia ambos não teriam um impacto, mas graças a um inovador transplante de seis órgãos do Hospital Infantil de Boston, ela já está caminhando para fazer uma recuperação estável.
Alannah do Maine recebeu um novo esôfago, fígado, estômago, baço, pâncreas e intestino delgado, depois de perdê-los para o tumor miofibroblástico.
Os médicos do hospital dizem que foi o primeiro transplante conhecido de esôfago no mundo e o maior número de órgãos transplantados em uma pessoa ao mesmo tempo na Nova Inglaterra, informa o Portland Press Herald.
"Esse tumor era como um monstro, era pegajoso. Foi viscoso. Era como um polvo, estendendo a mão a consumir seus órgãos ", a avó da Alannah Debi Skolas disse ao Herald.
O transplante de múltiplos órgãos era sua última esperança, mas ela teve que esperar um ano por um doador adequado.
"Precisávamos de remover todos os órgãos, pois o tumor tinha crescido para cercar basicamente o suprimento de sangue," o Dr. Bae Kim Heung, diretor do Centro de Transplante do hospital de Pediatria, disse à ABC News.
"Passamos cerca de dois terços do tempo removendo o tumor dos órgãos, disse ele à ABC.
A equipe de transplante de órgãos novos, como um pacote e esperou para que reajam.
"Estávamos tão felizes. Foi tecnicamente muito bem sucedida. Os órgãos parecia bons. " Dr. Kim disse à ABC.
Este gráfico mostra quais órgãos foram substituídos na cirurgia de 14 horas após a disseminação do "monstro" tumor em seu corpo
Alannah, retratado aqui com seus Skolas avó Debi recuperando no hospital, agora é capaz de comer graças ao transplante de órgão bem-sucedido de seis
Alannah estava tão acostumado a ser alimentado através de tubos, os médicos disseram que ela havia perdido o apetite.
"Mas no fim de semana ela começou a comer novamente. E ontem ela teve um pouco de bolo. " , Disse Kim.
Alannah esperou um ano e três meses pelos órgãos até fazer a cirurgia, que durou mais de 14 horas. Depois, ela ainda ficou três meses internada antes de poder ir para casa. Desde a última quarta-feira (1º), ela está com a família em Hollis, no estado de Maine.
Alannah Shevenell recebeu o transplante de seis órgãos (Foto: AP Photo/Robert F. Bukaty)
Alannah agora está de volta na casa que ela divide com seus avós, mas ela terá que ter check-ups regulares ao longo de sua vida.
"Há um risco de que ela vai precisar de outro transplante no caminho. E se não houvesse quaisquer células tumorais deixados para trás, há um risco que poderia voltar ", alertou o Dr. Kim, segundo a ABC News.
Alannah também vai precisar tomar medicamentos anti-rejeição para o resto de sua vida.
"Afora esses medicamentos, as crianças costumam fazer muito bem e levar uma vida normal. E ela é um garoto corajoso pouco. " Dr. Kim disse à ABC News.
Assista ao vídeo aqui:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.