sábado, 18 de fevereiro de 2012

Carnaval em Trinidad e Tobago


Carnaval de Trinidad é um belo exemplo de como o carnaval pode unir o mundo. Pois nessa pequena nação, as crenças e as tradições de muitas culturas se uniram, e por alguns breves cinco dias a cada ano, o país inteiro se esquece de suas diferenças para celebrar a vida!

Como muitas outras nações sob o domínio colonial, a história dos nativos americanos e os povos africanos em Trinidad é uma história brutal, triste. Espanha e Inglaterra em momentos diferentes tanto arrogaram Trinidad como suas colônias. Sob o governo britânico, os franceses estabeleceram-se em Trinidad, trazendo com eles seus escravos, costumes e cultura. Por 1797, 14.000 colonos franceses vieram morar em Trinidad, consistindo de cerca de 2.000 brancos e 12.000 escravos. A maioria dos povos indígenas (muitas vezes chamados de índios) que eram as primeiras pessoas que viveram em Trinidad, morreram de trabalhos forçados e de doença.

O carnaval foi introduzido em Trinidad por volta de 1785, quando os colonos franceses começaram a chegar. A tradição enraizou-se rapidamente, e bolas de fantasia, onde foram realizados os plantadores ricos colocar máscaras, perucas e vestidos bonitos e dançavam durante toda a noite. O uso de máscaras teve um significado especial para os escravos, pois para muitos povos africanos, a máscara é amplamente utilizado em seus rituais aos mortos. Obviamente banidos dos bailes de máscaras dos franceses, os escravos iriam organizar os seus próprios pequenos carnavais em seus quintais - usando seus próprios rituais e folclore, mas também imitando o comportamento de seus donos nos bailes de máscaras.

Para os africanos, o carnaval tornou-se uma forma de expressar o seu poder como indivíduos, bem como suas ricas tradições culturais. Depois de 1838 (quando a escravidão foi abolida), os africanos libertos começaram a hospedar suas próprias festas de carnaval nas ruas que cresceram mais e mais elaborado, e logo se tornou mais popular do que as bolas.

Hoje, o carnaval em Trinidad é como um espelho que reflete o enfrenta os muitos imigrantes que vieram para este país insular da Europa, África, Índia e China. Africanos, asiáticos e americanos influências indianas têm sido particularmente forte.

Carnaval é um aspecto tão importante da vida em Trinidad que muitas escolas acreditam que patrocinar uma banda de carnaval é uma forma de ensinar os jovens sobre as suas raízes e cultura. No Carnaval de crianças de Trinidad, centenas de escolas e organizações comunitárias participam! Desta forma, as comunidades trabalham juntas para desenvolver amizades mais fortes e maior respeito pelas diversas culturas que compõem Trinidad.

Criando uma produção carnavalesca
A fim de colocar um bloco de carnaval, toma muitas semanas de soldagem; costura; colagem; aplicação de penas, lantejoulas, folha de papéis, glitter e muita criatividade, paciência e energia. O primeiro passo é chegar a um tema ou conceito geral para o bloco e para desenvolver trajes para ilustrações de cada seção de dançarinos. Fantasias são então costuradas, decoradas e equipadas para cada bailarino individual. Toda essa atividade criativa tem lugar em que são referidos no Caribe como "campos de MAS," onde o trabalho em equipe e organização são fundamentais para a criação de uma produção premiada.

As fantasias maiores são geralmente mais difíceis de projetar e construir. Quadros enormes são criadas através de flexão de fios, em seguida, cobrindo com papel mâché, espuma, e outros materiais. A Física desempenha um papel importante, como o traje deve ser capaz de se mover e dançar em palcos e ruas, e não desmoronar! Muitas formas diferentes de decoração e materiais (naturais ou produzidos pelo homem) são usados ​​para transformar a fantasia em um sonho aos olhos e mente. Criado principalmente a partir de fio, rede, espuma e tinta, essas fantasias impressionantes fascinam e deslumbram os espectadores.

Um dos artistas mais incríveis que trabalham hoje em Trinidad é Peter Minshall. Ele é aclamado internacionalmente como o artista mais importante que trabalha na área de "desfile" uma forma de arte performática que combina a qualidade tridimensional de escultura de grande escala com a expressividade dramática e coreográfica de um artista vivo humano. Como Minshall observou, "a desfile é uma das muitas formas de crescer a partir da tradição de máscaras de Carnaval Trinidad."


As cores das ilhas caribenhas, em contraste com o branco das praias imaculadas e o azul esverdeado do mar que se funde no horizonte com o azul do céu é o pano de fundo perfeito para uma festas de Carnaval barulhenta e cheia de alegria, exatamente como aquelas que acontecem nas ilhas de Trinidad e Tobago.

Muitos dizem que é alí que acontece o Carnaval mais bonito do mundo (depois daquele do Rio de Janeiro) e um dos motivos é, sem dúvida alguma, a participação calorosa da população que vai para as ruas fantasiada, principalmente com as fantasias que fazem parte da tradição das ilhas, ou seja, aquela de asno, diabo e bandido. O costume é muito antigo, da época colonial, quando a época de Carnaval era a única onde as pessoas podiam “tirar sarro” dos poderosos, através dos travestimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.