Sete dicas para evitar que a barriga tome conta de você
Horas de academia e muitos exercícios para ter uma barriga sarada. No entanto, do que adianta tanto esforço se a alimentação não for adequada?
Algumas frutas são aliadas da barriga, como a ameixa, o mamão e o tamarindo |
Horas de academia e muitos exercícios para ter uma barriga sarada. No entanto, do que adianta tanto esforço se a alimentação não for adequada? O Vida Saudável já falou sobre como alcançar o "tanquinho" através dos exercícios, agora é a vez de entender quais são os alimentos que incham a barriga e os aliados da boa forma. As nutricionistas Rita Kwak e Patrícia Casagrande dão as dicas sobre os alimentos indicados para se alcançar o objetivo: estar em forma, o ano todo.
"Ameixa, mamão e tamarindo contêm uma substância laxativa natural que não é prejudicial ao intestino. Essas frutas ajudam seu intestino a funcionar melhor e a se livrar de muitas toxinas", aconselha Rita.
Patrícia destaca que o excesso de qualquer tipo de comida irá fazer a barriga aumentar, mesmo que seja uma proteína que, em pequenas quantidades, não ocasionaria este efeito. Veja sete dicas elaboradas pelas nutricionistas:
Bebidas gasosas
Elas aumentam a concentração de gases no tubo digestivo e dilatam o abdome. Uma opção é substituí-las por sucos de frutas naturais (usar adoçante), de preferência, as cítricas, pois a vitamina C combate a formação de radicais livres. As frutas cítricas também fornecem vitaminas e minerais para fortalecer os músculos desta região.
Cerveja e chope
Evite esse tipo de bebida. A quantidade ingerida quase nunca é pequena. Elas provocam a dilatação do estômago. A cerveja e o chope têm vitamina do complexo B que ativa o apetite. Vale lembrar que o álcool possui muitas calorias. A dica é substituir por uma taça de vinho tinto, que é menos calórica (por causa da quantidade ingerida) a uva tem nutrientes bons para a saúde.
Frituras nem pensar
A gordura saturada vai direto para a região abdominal, prefira alimentos grelhados, assados ou ensopados e sempre acompanhados por uma salada, que tem muitas fibras solúveis e insolúveis - ajudam a diminuir a absorção da gordura animal. Não se esqueça de beber água para o efeito das fibras ser maior.
foto: Divulgação GZ
Excesso de líquidos nas refeições
100 ml - é a quantidade recomendada. Bebidas em excesso atrapalham a digestão e acabam deixando a barriga maior por um determinado período.
De olho no leite
Muitas pessoas ao longo da vida desenvolvem intolerância à lactose e nem sabem disto. Prestem atenção ao ingerir leite e derivados. Eles provocam com gases e seu abdome fica dilatado. A lactose pode causar gases, muco e irritação nas paredes do intestino. Um bom substituto são os alimentos a base de soja.
Carboidratos simples
Arroz branco, macarrão e pão francês têm quantidades de glicose bem altas e são absorvidas pelo organismo muito rápido e vão direto para o depósito de gordura. Troque estes alimentos pelos integrais. A disponibilidade da glicose vai diminuir, a absorção será mais lenta e terá mais saciedade (com isto comerá menos) por causa das fibras.
Glúten
Alimentos que contêm glúten demoram mais para digerir. Comer muitos pães e bolos com trigo, por exemplo, pode dar a sensação de inchaço. A cerveja também possui glúten.
LAILA MAGESK - DA REDAÇÃO MULTIMÍDIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.