sábado, 7 de janeiro de 2012

Rio Doce transborda e ponte de Colatina é interditada, no ES

Rio Doce transborda e ponte Florentino Avidos é interditada, no ES
Prefeitura de Colatina disse que não há previsão da ponte ser liberada.
Rodoviária da cidade também foi invadida pela água e está fechada.

O Rio Doce em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, transbordou por causa das contantes chuvas que atingem o estado. Ao meio dia deste sábado (7) o rio atingiu a marca de 7 metros e 46cm,  4 metros acima do normal. A previsão, segundo a Defesa Civil, é que o nível do rio suba mais 29 cm até as 18h. Por causa do grande volume do rio, a prefeitura interditou a ponte Florentino Avidos e não há previsão de quando ela será liberada, a opção é passar pela ponte Sérgio Ceotto, conhecida como Segunda Ponte.

A rodoviária também foi invadida pela água e está fechada. Embarque e desembarque estão sendo feitos no bairro Colatina Velha, no posto Arco. A avenida Beira Rio, no Centro da cidade foi tomada pela água. Casas nos bairros Marista, Vila Lenira, Maria das Graças, além da avenida Rio Doce e de algumas ruas do centro, também estão alagadas. De acordo com a Defesa Civil de Colatina 35 famílias estão desalojadas e 3 estão desabrigadas.




Na Rodovia ES-248, que liga Colatina a Linhares, no Norte do estado, o Rio Doce já avança sobre a pista. O trecho na altura do km 51 está parcialmente fechado e os carros estão passando em meia pista. Uma equipe do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está no local fazendo a sinalização. A Defesa Civil informou que se o nível do rio continuar a subir a pista será totalmente fechada.

A prefeitura emitiu um alerta aos moradores e comerciantes das áreas próximas ao rio  que estejam em situação de risco. A Defesa Civil do município está em estado de alerta para providenciar auxílio às famílias e se necessário a remoção dos moradores. O telefone do órgão é: 3723-4773.
Rodoviária da cidade também foi invadida pela água e está fechada. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Rio Santa Maria

A Prefeitura de Colatina fez um alerta à população ribeirinha que vive próximo ao rio Santa Maria. Devido uma tromba de água que atingiu a comunidade de Várzea Alegre, em Santa Tereza, os moradores devem ficar em estado de alerta, pois há chances do nível do rio elevar e atingir algumas casas. A Defesa Civil Municipal monitora este e outros pontos.

Interdição
A rua Ettore Dalmaschio, próximo ao estacionamento do Hospital Unimed, no bairro Vila Nova e a região próxima ao Tiro de Guerra no bairro Marista também estão interditadas. A Prefeitura pede atenção aos motoristas e orienta não utilizar estes trechos. Assim que possível estas vias serão liberadas.

A prefeitura explicou que, de acordo com uma avaliação técnica feita em conjunto com o Crea-ES (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – ES), DER-ES (Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo) e DNIT-ES (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - ES), não há indicadores que comprometam a estrutura física da ponte.

Foto: João Henrique Negrelli Coelho

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta Noroeste

2 comentários:

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.