quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Vereadores fazem 'trabalho espírita' contra testemunhas, no ES

Em uma semana, 4 vereadores foram presos e 3, afastados, em Aracruz.
Eles são suspeitos de fraude em licitações na Câmara do município.

Os vereadores suspeitos de fraude em licitações na Câmara de Aracruz, Norte do Espírito Santo, contrataram, segundo a Justiça Estadual, um espírita para "avaliar as energias das testemunhas". Uma das pessoas ouvidas pelo Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) diz que o grupo de vereadores detidos "atuam em bloco e são capazes de mandar matar quem atravessar no caminho deles.

Na denúncia do MP-ES, uma outra testemunha conta que precisou ser revistada pelo grupo de vereadores ao chegar para uma reunião em um sítio de um dos vereadores, em Guaraná, distrito de Aracruz.
"O depoente teve que levantar a perna da calça como forma de ser revistado. Ele foi alertado por alguns vereadores a pensar bem o que faria, já que delatar uma prática de corrupção na Câmara era muito perigoso. O depoente foi seguido por carro suspeito por duas vezes, e motocicletas rondavam a sua casa. Alguns vereadores disseram ao depoente que se algum dia fossem delatados seria "creu no depoente", ou seja o matariam se pensar duas vezes", aponta trechos da denúncia.
De acordo o Ministério Público, os detidos se valeram de diversos artifícios ilegais para fraudar e burlar a legislação usando poder de influência.

O presidente da Câmara de Veredores de Aracruz, Ronaldo Cuzzuol (PMDB), foi procurado pelo G1 para comentar a prisão dos 4 vereadores e sobre o afastamente de mais três. "Eu acredito que este não é o melhor momento para comentar o assunto. Prefiro não falar nada, até que tudo seja esclarecido", disse Cuzzuol.

Câmara de Aracruz, Norte do Espírito Santo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)


Entenda o caso
A Câmara de Vereadores de Aracruz possui 11 vereadores, mas apenas quatro estão no poder. Na última segunda-feira (19), policiais civis e o Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc), invadiram o plenário e prenderam dois vereadores, uma vereadora, um secretário municipal e um advogado da câmara. Outros três vereadores foram afastados do cargo. De acordo com o Ministério Público, eles são suspeitos de fraudar licitações, contratar funcionários fantasmas e ficar com parte dos salários dos servidores.

De acordo com o Ministério Público, as investigações apontam um esquema de fraudes em licitações para favorecimento de empresas, em seguida, os vereadores cobravam propina que chegavam a 50% do valor do contrato. Ainda, segundo o MP-ES, existe suspeita de funcionários fantasmas na câmara dos vereadores e suspeita de rachid, em que os vereadores recebiam parte dos salários dos servidores.

No último dia 15, foram presos cinco pessoas, entre elas, um vereador. Eles são suspeitos de fraude na contratação de serviços de informática na Câmara do município. A operação foi uma ação conjunta do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), da Promotoria de Justiça de Aracruz e da Polícia Civil. [Juirana Nobres Do G1 ES]

Após escândalo, Câmara de Aracruz, no ES, convocará suplentes
Em uma semana, quatro vereadores foram presos e três afastados.'Estamos atendendo a uma decisão judicial', afirma Cuzzuol. 


Após a prisão de quatro vereadores e o afastamento de três, em Aracruz, no Norte do Espírito Santo, a ordem da Câmara, segundo o presidente da Casa, Ronaldo Cuzzuol, é convocar os suplentes para que tomem posse. De acordo com o Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES), os políticos são suspeitos de fraudar licitações, contratar funcionários fantasmas e ficar com parte dos salários dos servidores.

"Estamos atendendo a uma decisão judicial, na qual o papel do presidente é afastar os vereadores e colocar os suplentes para trabalhar", afirma o presidente.

O presidente da Câmara de Vereadores de Aracruz, Ronaldo Cuzzuol (PMDB), disse que dois suplentes vão tomar posse na tarde desta quarta-feira (21). "De acordo com a legislação eu posso dar posse no meu gabinete mesmo a dois suplentes. Aos demais é preciso convocar sessão. Isso pode acontecer até a próxima segunda-feira (26)", explicou Cuzzuol.

Entenda o caso
A sessão da Câmara de Vereadores de Aracruz, no Norte do Espírito Santo, foi interrompida por policiais civis e pelo Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc), na noite da última segunda-feira (19). Eles invadiram o plenário e prenderam dois vereadores, uma vereadora, um secretário municipal e um advogado da câmara. Outros três vereadores de Aracruz foram afastados do cargo.

A justiça decretou a prisão temporária dos suspeitos a pedido do MP-ES. Essa operação, faz parte da ação do último dia 15, que foram presas cinco pessoas, entre elas, um vereador. Eles são suspeitos de fraude na contratação de serviços de informática na Câmara do município. A operação foi uma ação conjunta do MP-), da Promotoria de Justiça de Aracruz e da Polícia Civil.

Os vereadores detidos nesta segunda-feira (19) foram levados para o Centro de Detenção Provisória de Aracruz, e a vereadora está detida no Presídio Feminino de Colatina, no Noroeste do estado. Já o advogado foi levado para o Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.