sábado, 17 de dezembro de 2011

Ressaca: como curá-la e evitar o mal-estar?


Ressaca: saiba como curá-la e evitar o mal-estar
Fim de ano é sempre a mesma história. Com as comemorações do Natal e do Reveillon, o abuso nas bebidas alcoólicas é evidente. Para saber como evitar o mal-estar no dia seguinte, o SRZD conversou com a professora do Instituto de Nutrição da UERJ Suzana de Freitas. Em entrevista, a professora disse que a primeira dica que ela pode dar é evitar a ressaca.

Como?

Quando for ingerir bebidas alcoólicas sempre acompanhar com alimentos. "Quando ingerido junto a alimentos, o álcool é absorvido mais lentamente evitando os conhecidos sintomas da ressaca", disse Suzana.
Alimentos mais açucarados devem ser consumidos antes e durante a bebida alcoólica, assim estes absorvem o álcool e evita dores de cabeça.

Agora, caso você não tenha feito nada para evitar a ressaca. A segunda dica é:
Beber muita água para hidratar o corpo. "As bebidas alcoólicas desidratam o organismo na proporção da sua ingestão. Se há ressaca, é porque muito líquido foi perdido e deve ser reposto", comentou a professora.

Não é só a água que ajuda a curar a ressaca, sucos de fruta e água de coco também ajudam na recuperação pois, contém vitaminas e, principalmente, minerais.

" Quanto às refeições pós-ressaca, estas devem ser leves com pouca quantidade de gordura e ricas em água. Sopas e caldos são boas escolhas para esse período de ressaca. Evitar alimentos muito salgados e ricos em gordura como carnes gordurosas e embutidos (salsicha, mortadela, salame...)".

Os chás de boldo, limão ou capim limão também são benéficos nestes casos. Eles agem desintoxicando nosso organismo, especialmente o fígado.


Já sabe como evitar e como curar a ressaca, mas você ainda não entende por que o organismo reage desta maneira?

A professora Suzana nos explicou que os sintomas são causados pela desidratação que o álcool induz o organismo. No entanto, nosso corpo não perde só água, junto com ela perdemos muitos minerais, em especial o potássio e o sódio que também geram os sintomas da ressaca.

"A ingestão excessiva de álcool afeta o cérebro, o que ocasiona além da dor de cabeça tonteiras e vertigens", acrescentou Suzana.


Com essas dicas, você não tem mais motivos para passar mal após beber. Aproveite bem as festas e siga nossas recomendações. [Edição: Thaissa Garcia Cristiana Veronez | Homem | ]


Criada nos EUA pílula que acaba com a ressaca

As ressacas induzidas pelo álcool já podem ser consideradas como lembranças do passado graças à nova pílula desenvolvida nos Estados Unidos. A pílula pode ser a solução para as festas de final de ano


Segundo os cientistas, uma única dose da pílula de Blowfish, como é chamada nos Estados Unidos, pode acabar em apenas 15 minutos todos os sintomas provocados por uma noite de bebedeira pesada, tais como náuseas, vômitos e fadiga.


Considerada como a cura milagrosa por seu fabricante, a pílula - que contém 500 miligramas de aspirina, 60 miligramas de cafeína e um antiácido para acalmar os estômagos virados - já está disponível on-line.

Incrivelmente, a fórmula inovadora não é o trabalho dos cientistas. Foi descoberta pelo ex-financista Brenna Haysom, que criou a receita depois de tentar centenas de remédios para acabar com a ressaca.

O graduado de Harvard disse que começou uma busca para encontrar algo que realmente funcionasse e que poderia ser tomado pela manhã depois de beber.

Porém, com a eficácia do produto e comprovação científica de seu funcionamento, a pílula já recebeu a aprovação da Food and Drug Administration (FDA). Aqueles que sofrem de uma ressaca são instruídos a tomar dois comprimidos do efervescente quando sentir fadiga ou sonolência associada à ressaca.


Fonte: Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.