Com cerca de 400 metros de diâmetro em seu eixo maior, o asteroide 2005 YU55, próximo da Terra |
RIO - Um asteroide do tamanho de um porta-aviões passou pelo planeta na noite desta terça-feira, na maior aproximação de uma rocha espacial deste porte em 35 anos.
Os cientistas já haviam descartado qualquer chance de colisão; ainda assim, prepararam seus telescópios para aprenderem o máximo possível com a aproximação do objeto batizado de 2005 YU55.
Sua menor distância com a Terra foi de 325.088 quilômetros, registrada às 21h28m, no horário de Brasília. Isso a pôs dentro da órbita da Lua - a distância média que separa nosso planeta do satélite é de 384.633 quilômetros.
Um corpo espacial não se aproximará tanto assim da Terra antes de 2028.
O 2005 YU55, descoberto seis anos atrás, é um corpo esférico e de cor de carvão. Asteroides como este são restos da formação do Sistema Solar, fenômeno ocorrido há 4,5 bilhões de anos. Seu crescimento teria sido prejudicado pela atração gravitacional de Júpiter, não permitindo que ele se tornasse um.
O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.