segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Enem: um exame à prova de chutes


Enem: um exame à prova de chutes

Candidato deve entender metodologia para não perder ponto


foto: Nestor Muller

Rock transforma aulão tira-dúvidas em festa

Cerca de 1,5 mil alunos do Projeto Universidade Para Todos (Pupt) se divertiram ontem durante um aulão relaxante. A aula aconteceu no ginásio do Colégio Marista, em Vila Velha. Além de refrescar a memória e tirar as dúvidas de última hora, os alunos também se divertiram. O aulão teve até banda de rock, comadada pelo professor de História Wander Nunes. "Uso os instrumentos durante a aula, para tocar algumas paródias. No final, toco alguns clássicos do rock para animar os alunos", revela.

Para os estudantes Luiz Gustavo Barcelos, 18, Raianny Meira, 18, e Karolyne Mendes, 16, o dia foi de descontração. "Estou muito ansiosa e sei que o nervosismo pode atrapalhar durante a prova. Com o aulão, relaxo um pouco", disse Raianny. "A rotina de estudos e trabalho é muito puxada. É importante ficar tranquilo para a prova", completa Karolyne. Já Luiz Gustavo acredita que pode aprender mais. "A tensão é grande, mas aqui me descontraio e aprendo o conteúdo que não assimilei durante a semana", conta.
Os próximos dias serão decisivos para os estudantes que farão a prova do Enem no próximo final de semana. Além de controlar a ansiedade, os candidatos também precisam ficar de olho no modelo da prova, que utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) - modelo que afasta o fator sorte na hora de responder as questões. O método, consegue identificar os candidatos que acertaram no "chute" dos que realmente tiveram bom desempenho no exame.

"A TRI é uma modelagem estatística que visa analisar o comportamento do aluno sem considerar apenas os acertos e erros. Para isso, agrega um valor para cada questão de acordo com o grau de dificuldade de cada uma. Assim, perguntas mais difíceis valem mais e vice versa. É um parâmetro de calibragem muito interessante, pois torna a disputa mais justa, principalmente para cursos com maior procura", diz o diretor pedagógico nacional do COC, Carlos Alberto Regalo.

Nessa lógica, os pontos de quem se saiu bem "chutando" não serão tão altos como os de quem acertou as questões por saber o conteúdo. "Geralmente, o aluno que erra uma questão fácil também não vai bem em uma mais complicada. Já o aluno bem preparado, que acerta as perguntas difíceis, tira de letra as mais fáceis", esclarece Carlos Alberto.

Por esse método de correção, dois candidatos que acertarem o mesmo número de questões poderão receber uma pontuação final diferente.

Para se dar bem no exame, o candidato deve fazer uma prova equilibrada, acertando tanto as perguntas mais simples, tanto as mais complexas. "Se não conseguir responder na hora, a dica é deixar a questão para o final. Antes de terminar, leia novamente e tente responder. Um chute pode comprometer a nota final", aconselha.

Aluno deve descansar a mente

Na reta final para as provas do Enem, a dica para os estudantes é revisar a matéria e relaxar. Sem excessos, os alunos devem reservar um período para descansar a mente para evitar o famoso branco.

Especialista recomendam programas leves, como assistir a um filme ou conversar com amigos. Também é importante dormir cedo e se alimentar bem. Além disso, vale conferir, com antecedência, a documentação e conhecer o local de prova para evitar imprevistos.

Esportes
Outra estratégia para extravasar a ansiedade nessa reta final é praticar esportes. Na escola  Crescer PHD, por exemplo, os alunos começam nesta semana a fazer aulas de boxe. "Fizemos um convênio para oferecer aulas de boxe, que vão ajudar a relaxar e, ao mesmo tempo, divertir", explica a pedagoga Tânia Mara Loureiro.

Segundo Tânia, os candidatos também devem evitar estudar até o último minuto. "Alguns alunos sentem-se seguros fazendo isso, mas não é recomendado. Isso pode aumentar a ansiedade durante a prova", aconselha a pedagoga. 


Enem 2011

Provas: Serão realizadas nos dias 22 e 23 de outubro. Com 90 questões objetivas, em 4h30 de prova, no dia 22; e 90 questões objetivas mais redação, em 5h30 de prova, no dia 23

Horário: A partir das 13 horas. Os portões de acesso abrem ao meio-dia e fecham às 13 horas

Gabaritos:
Da prova de sábado sairá até dia 26; e a de domingo, no dia 27, no www.inep.gov.br
Para não perder pontos - Dicas de professores

Local de prova: É importante conhecer o local de prova. Outra dica é, no dia do exame, chegar ao local com, pelo menos, 40 minutos antes do fechamento dos portões

Documentação: Além de conferir a documentação que será utilizada nos dias de prova, o candidato deve checar também o cartão de inscrição

Lanche: Não há restrições, em relação à alimentação, no edital do Enem. Mas aconselha-se que o aluno leve lanches rápidos, como biscoito e barrinha de cereal; além da bebida em uma garrafa plástica, de preferência, transparente

Transporte: Lembre-se que, nos finais de semana, o transporte público funciona em horário diferenciado. Quem vai para o local de prova de carro precisa saber há área para estacionamento

Revisão:
Não caia na tentação de revisar as matérias pela última vez. Isso pode causar ansiedade. Aproveite a véspera da prova para descansar

Descanso:
Se alimentar bem e dormir cedo também é importante. Baladas estão proibidas. Nessa hora, qualquer mudança na rotina, como dormir de mais ou de menos, pode atrapalhar o desempenho na prova.


Rosana Figueiredo

16/10/2011
A Gazeta




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.