domingo, 4 de setembro de 2011

A vida e a arte de Miguel Roncato

O ator Miguel Roncato é gaúcho de Nova Prata, nasceu em 24 de março de 1993. Iniciou a sua carreira em São Paulo fazendo teatro, sua primeira e grande paixão. Em 2010, o Brasil pode conhecer o seu trabalho através da novela Passione, da Rede Globo, onde interpretou Alfredo Mattoli.  


Áudio entrevista com Miguel Roncato



  Vida pessoal

No Dia dos Namorados, quando fez uma apresentação de forró no “Dança dos Famosos”, Miguel pediu a professora Ana Flávia Simões em namoro, mas esclareceu que foi só uma brincadeira. “A Flavinha é uma parceira e tanto! A gente se deu super bem desde o primeiro momento. Acho que isso ajudou em todos os ritmos, trouxe uma química maior entre a gente. Ela tem muito bom humor, qualidade que eu acho indispensável numa mulher. Além de ser linda, claro. Mas o pedido de namoro foi uma brincadeira. Isso porque, no dia que dançamos forró, era domingo de Dia dos Namorados. Brinquei com ela”, explicou aos risos.

Jovem e solteiro, Miguel revelou que acha Angelina Jolie maravilhosa. “Ela tem uma boca irresistível”, justifica. Além dos atributos físicos para conquistar Miguel é preciso de personalidade. “A boca é algo que me atrai bastante, gosto dos olhos também. Mas tem que ter atitude, opinião própria, sonhos, desejos, bom humor."

Apesar de ser tímido, ele afirma que nunca deixou de demonstrar interesse por alguma menina. “Tudo acontece naturalmente. Não tem regra." Miguel é do tipo caseiro, mas não dispensa um programa que seja feito em boa companhia. “Adoro sair quando tenho uma boa companhia. Seja balada, teatro, show, cinema, praia."

Projetos

Miguel revelou que tem vários projetos pessoais. “Quero fazer cinema! Gosto muito, mas nunca tive experiência em longas. Pretendo, ainda, continuar fazendo teatro, minha primeira paixão. E quero continuar fazendo papéis interessantes na TV. Assim como o Alfredo, que me ensinou sobre a cultura italiana. Gosto de ser movido por boas idéias, por bons personagens. Isso me fascina!”

Ao ser questionado sobre com quais atores gostaria de trabalhar, Miguel citou diversos nomes. “A gente sempre aprende muito com cada um. Gostaria de contracenar com a Laura Cardoso, Cássia Kiss, Lília Cabral, Glória Pires, Marco Nanini, Antonio Fagundes... Nossa! São tantos! Sobram nomes!”

Miguel se sente feliz em poder trabalhar com o que ama e se mostrou muito dedicado a profissão. “Sei que tenho muito a aprender. O bacana de ser ator é exatamente isso: viver outras personalidades e aprender com todas elas. Em ‘Passione’ aprendi muito sobre atuação. A cada trabalho, pretendo aprimorar a minha interpretação. É isso que eu sei fazer, é isso que eu quero pra minha vida. Trabalhar com o que a gente ama não tem preço."


Paixão pela arte 

Para Miguel, ser ator não é uma vocação. É um sonho realizado com o apoio dos pais e do irmão, o ator Fernando Roncato, intérprete de Renato em “Morde&Assopra”. Aos 13 anos, ele deixou o Rio Grande do Sul e foi se dedicar à arte. “ A paixão em ser ator surgiu naturalmente, enquanto assistia a peças de teatro, novelas, filmes. Foi tudo muito natural, sabe... Alguns chamam de vocação. Eu chamo de sonho mesmo. Acho que sonho é isso: ‘correr atrás!’  Felizmente sempre recebi apoio dos meus pais e do meu irmão. É muito mais fácil ter quem a gente ama do nosso lado na hora das decisões importantes da vida.”


Trajetória

Ao chegar a São Paulo, Miguel enfrentou algumas dificuldades, mas se adaptou bem e diz que, até hoje, leva um pedaço da cidade com ele. “Você começa uma vida do zero. Tudo muda e você precisa se adaptar a essa nova realidade. Eu fiquei deslumbrado com a quantidade de oportunidades que São Paulo me proporcionou. Fui super bem recebido pela cidade. Costumo dizer que ela me acolheu em um momento bastante decisivo da minha vida. Conheci pessoas queridas que levo até hoje comigo. Aprendi muito nesses três anos paulistanos da minha vida.”

Agora, ele mora no Rio de Janeiro, mas diz que nutre apreço pelas duas cidades. “Eu costumo dizer que herdei, em São Paulo, o profissionalismo e, no Rio de Janeiro, a paixão pela natureza. São cidades belíssimas, com características diferentes. Tenho apreço pelas duas”.

Aos 18 anos, esta é a segunda novela em horário nobre da qual participa. Em sua primeira oportunidade, no folhetim “Passione”, Miguel interpretou Alfredo, filho do italianoTotó, papel de Tony Ramos. “Esse papel me ensinou muito sobre a cultura italiana”, contou o ator que esteve no país para gravar cenas da novela.

Foi nesse trabalho que ele também contracenou com grandes nomes da dramaturgia brasileira. “Cresci muito como ator e como ser humano. O convívio diário com o Tony, a Aracy [Balabanian], a Fernanda [Montenegro] foi sensacional. São pessoas iluminadas, apaixonadas pela profissão e extremamente atenciosas. Senti-me como parte de uma família”, elogiou. Por seu desempenho como Alfredo, Miguel foi um dos indicados ao prêmio de ator revelação do Melhores do Ano, no “Domingão do Faustão”.



"Insensato Coração"

Miguel recebeu um convite de André Reis, produtor de elenco da novela, para fazer o papel de Gilvan. “Adorei a confiança que os autores tiveram no meu trabalho quando me escolheram. A novela está imperdível. Estou adorando assistir e será melhor ainda participar dessa reta final. Vou me esforçar bastante pra fazer um bom trabalho”. Na última quarta-feira (13), ele começou a gravar cenas de “Insensato”.

Ele explica que Gilvan é um jovem homossexual rejeitado pelo pai e pelo irmão. “Ele sofre muito com tudo isso. Mas, ao mesmo tempo, tem uma personalidade bastante sólida. É um garoto de opinião, sabe?” Para interpretá-lo, ele começou a se preparar a partir do texto e da idéia do personagem. “É um trabalho que exige tempo e prática também. Talvez a personalidade do Gilvan eu só encontre, de fato, durante as gravações. Ele será um menino que passou por muito sofrimento na vida. Espero que a galera goste."

Miguel e a bailarina Ana Flávia Simões, no quadro "Dança dos Famosos"

"Dança dos Famosos"

O jovem teve muito destaque durante sua participação em "Dança dos Famosos". Ele contou que sempre adorou o quadro e ao receber o convite, topou na hora. “Topei na hora, embora soubesse que seria preciso bastante esforço próprio para dançar. Mas dança é tão popular, é tão brasileira, é tão presente nas nossas vidas, que não pude recusar. Estou ultrapassando barreiras corporais grandes, assim como todos os participantes. Todos estão dando um show!”

Ele acredita que lambada foi o ritmo mais complicado de aprender. “Forró exigiu mais preparo e mais capacidade de condução do homem para com a sua parceira. Mas a lambada foi a mais difícil até agora, sem dúvidas. Ela pedia um molejo e um ritmo absurdo! Tudo é rápido na lambada. Tudo é muito compassado. Enfim, foi mais difícil, mas muito prazeroso de dançar também.”

Durante os ensaios, Miguel garante que sempre colaborou com a coreografia. “Sempre dava alguns pitacos”, disse aos risos. “Acho bacana adaptar o ritmo à sua personalidade e fluir com mais naturalidade. Mas a Flavinha [professora], me ajudou muito também! O Sylvão [supervisor de coreografia do quadro] também nos supervisiona e sempre exigiu de mim o melhor que eu posso dar. Acho que foi um trabalho mútuo, de auxílio recíproco. Todos saem ganhando, inclusive o público."
Dança dos Famosos: Miguel Roncato ouve música para driblar a tensão

Com sua participação no quadro, Miguel tem recebido muito carinho do público. “Me param na rua e falam que estão torcendo por mim, me elogiam. Isso é muito bacana. Senti um dever de me sair bem, sabe? Quase que uma ordem”, brincou. ”A mulherada também deu uma força. É muito gostoso todo esse carinho." O jovem parece lidar muito bem com o assédio.”Isso é resultado da exposição, faz parte dessa realidade.”

3 comentários:

  1. Miguel nos a te adoramos parabens pelo sucesso,quero lhe dizer que minha filha Maria Luiza Salami Boschetti de 3 anos e meus pai Nelso Salami sao apaixonados por você eu imagino o orgulho de teus pais por terem 2 filhos brilhantes como voces parabennnnnnssssssss!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. eu te amoooooooooooooo miguel tomara que vc faça muito sucesso; eu torci muito por vc na dança dos famosos e vibrei muito quando voçe venceu.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.