terça-feira, 13 de setembro de 2011

Mundo cor-de-rosa na velhice. Cérebro de idosos fixa só coisas positivas


Há um mecanismo cerebral que faz a pessoa ver o mundo através de lentes cor-de-rosa na velhice.

Estudos de neuroimagem feitos pela psicóloga Laura Carstensen, da Universidade Stanford, mostram que o funcionamento da amígdala, área do cérebro ligada às emoções, é diferente para quem tem mais de 65 anos.

Enquanto nos jovens a amígdala é igualmente ativada por estímulos positivos ou negativos, nos mais velhos a ativação maior só ocorre na estimulação positiva.

Como a amígdala está ligada aos conteúdos emocionais das memórias, o que fica guardado são as sensações das coisas boas da vida.

Outro fator de aumento de bem-estar é que, para os velhos, é mais fácil viver o "aqui e agora", diz Myriam Najas, professora de geriatria da Unifesp. "Em vez de fazer planos, o idoso vive o momento intensamente."

Os estudos que medem a felicidade incluem perguntas como: "Esteve pensando em você como uma pessoa sem valor?", e isso também ajuda a explicar a curva ascendente das pesquisas.

"A pessoa mais velha se considera um sobrevivente, tem orgulho de sua idade e de si própria."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.