sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Criança desenvolve paralisia depois de tomar vacina



Bebê de um ano e quatro meses apresentou sintomas de Paralisia Flácida Aguda depois de ser vacinado contra a poliomielite na cidade de Pouso Alegre



O menino começou a apresentar paralisia após a terceira dose da Sabin. O caso só foi comunicado ao Ministério da Saúde quatro meses depois

Criança de um ano e quatro meses de idade nascida em Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, pode ter desenvolvido paralisia nas pernas após tomar a vacina de gotas contra a poliomielite. O caso foi no fim de outubro do ano passado, porém só chegou ao conhecimento do Ministério da Saúde em agosto.

Segundo a mãe da criança, a dona de casa Sidnéia Branco Teixeira, de 38 anos, o menino começou a apresentar paralisia após tomar a terceira dose da vacina Sabin, por via oral, aos seis meses de vida. Ela diz que a criança teve febre na primeira semana após a imunização e, 15 dias depois, começou a perder o movimento das pernas.

Durante consulta em março deste ano, o neuropediatra Walter Luis Magalhães constatou que o garoto tinha perdido a força e os reflexos nos membros inferiores. O diagnóstico foi de paralisia flácida aguda, condição que pode ser provocada por uma série de doenças e, em casos raros, pela vacina da pólio, segundo o médico.

Apesar de diagnósticos desse tipo de paralisia serem de notificação compulsória e imediata ao Ministério da Saúde, o caso só chegou a Brasília quatro meses depois.

A pasta diz que a falha foi da Prefeitura de Pouso Alegre. Mas, o município afirma ter informado o caso à Gerência Regional de Saúde (GRS) local, ligada ao Estado. A portaria que estabelece a obrigatoriedade de notificação declara que tanto a GRS quanto a Prefeitura são responsáveis por avisar o ministério.

O Ministério afirmou que o período transcorrido desde que o menino foi imunizado é longo demais para que exames laboratoriais confirmem se foi a vacina que causou a paralisia. (da Folhapress)

Quem

ENTENDA A NOTÍCIA
O menino de um ano e quatro meses é o terceiro filho de Sidnéia Branco Teixeira. A dona de casa afirma que a criança está melhorando em função do tratamento médico recebido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.